Marcos Figueiredo

Como conversar com um adolescente consumista?

O consumo exagerado é um problema para o bolso, mas também para o planeta. A preocupação com a sustentabilidade pode ajudar a conter os impulsos de compras

Seus filhos pedem para você comprar coisas o tempo todo? Nessa fase, isso é bem comum: são grandes as pressões para fazer parte do grupo, o que muitas vezes se reflete nos desejos de consumo. Para eles, o senso de pertencimento muitas vezes se resume a ter determinados bens materiais ou se vestir de uma certa maneira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Mas o consumismo exagerado não é um problema só para o bolso dos pais. Os excessos custam caro também para o planeta! O interessante é que muitos adolescentes compreendem bem essa preocupação e até apoiam iniciativas ligadas à proteção do meio ambiente. Por isso, talvez seja mais fácil conversar com seus filhos sobre o consumismo excessivo pelo viés da sustentabilidade. Afinal, consumir de forma consciente é uma das formas mais simples de nós contribuirmos para uma vida mais sustentável, tanto ambientalmente quanto financeiramente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nesse sentido, o conceito da economia circular pode ajudar a entender o impacto do nosso estilo de vida sobre o meio ambiente. Trata-se de uma forma diferente de enxergar a cadeia produtiva. Em vez de pensar em termos lineares, começando pela extração dos recursos, passando pela produção e consumo dos bens, e finalizando com o descarte dos resíduos, a economia é vista como um ciclo completo. Afinal, sempre é bom lembrar que na prática nós nunca jogamos nada “fora”: tudo o que é descartado continua “dentro” do nosso planeta. Por isso, a economia circular propõe eliminar — ou pelo menos minimizar — os resíduos, transformando tudo em insumos para um novo ciclo de produção e consumo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Pensando em tudo isso, que tal conversar com seus filhos sobre consumo consciente levando em conta os conceitos da economia circular?

● Para começar, fale com eles sobre o que está por trás do desejo de compra. Muitas vezes os adolescentes querem usar determinadas roupas para serem aceitos pelos amigos, por exemplo. Ou seja, o alvo nem é o consumo em si, mas sim o pertencimento ao grupo.
● Outro ponto importante é avaliarem, juntos, quais são as condições da sua família. Os adolescentes podem achar que têm muito ou pouco, dependendo da comparação com o padrão de consumo e de renda dos colegas. Mas o estilo de vida deles precisa ser compatível com a realidade da sua família. Por isso, mesmo não sendo uma tarefa fácil, argumente que eles não devem se comparar com os outros, mas buscar consumir de acordo com as possibilidades reais.
● A chamada Geração Z dá muito valor a questões éticas e de responsabilidade social das marcas. Por isso, vale a pena escolher marcas que provoquem o menor impacto possível no meio ambiente. Comente que a indústria do vestuário é a segunda que mais provoca impacto ambiental, tanto pelo consumo de energia e recursos naturais quanto pelos resíduos que são gerados. Pensar em tudo isso também é parte do consumo consciente!
● Além disso, vale repensar se os desejos de consumo são mesmo necessários. Afinal, comprar produtos em excesso contribui para esgotar os recursos naturais.
● Também é importante considerar que, quanto mais coisas novas nós compramos, maior será a quantidade de coisas que teremos que descartar no futuro. Essa atitude já está trazendo um grande problema: os “lixões” estão lotados, impactando diretamente a qualidade de vida de milhares de pessoas.
● Por tudo isso, na hora de consumir é fundamental pensar no ciclo completo do produto. Quando você e seus filhos comprarem algo, pensem em como aquilo foi produzido e como será descartado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Em resumo, ao conversar com seus filhos sobre consumismo, lembre a eles que a consciência sobre ética e responsabilidade socioambiental também passa por todas essas reflexões na hora de tomar as decisões de compra. Para ajudá-los a entender essas questões, reforce a ideia de que a economia circular é um conjunto de atitudes, tanto dos indivíduos quanto (principalmente) da cadeia produtiva, que contribuem para que o ecossistema reaproveite toda a energia e os recursos utilizados na produção de bens. Ou seja, é algo que começa pelo consumo consciente e vai muito além.

O que achou das dicas? Deixe sua opinião no espaço dos comentários!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Figueiredo

Compartilhe sua opinião