Marcos Figueiredo

Como incentivar os adolescentes a guardar dinheiro?

O hábito de poupar é difícil até para os adultos. Mas acredite: dá para incentivar os jovens a começar a própria reserva financeira.

Apenas um terço dos brasileiros têm dinheiro investido: é o que afirmam pesquisas recentes, como o Raio-X do Investidor da Anbima. Existem vários motivos por que as pessoas têm dificuldade em manter a disciplina de poupar, e boa parte delas é relacionada a questões comportamentais. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) detalhou, em uma série de cartilhas, os principais erros que as pessoas cometem ao tomar decisões financeiras.

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Mas, se nem para os adultos é fácil manter o hábito de poupar, para os adolescentes o desafio é ainda maior. Essa é uma fase em que eles ainda não conseguem controlar os impulsos, uma vez que o cérebro humano só desenvolve totalmente o controle das emoções na idade adulta. Por outro lado, justamente por estarem em uma fase de transição, este é o momento ideal para criar práticas e rotinas que os ajudem a se tornar adultos conscientes financeiramente.

A melhor forma de incentivar bons hábitos e promover a educação financeira é por meio de ações práticas, que possam fazer parte do dia a dia das famílias. Assim, acredito que algumas das sugestões da CVM para combater os vieses que dificultam o hábito de poupar podem ser adaptadas à realidade dos adolescentes.

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Dicas para ajudar os adolescentes a poupar

O primeiro erro comum a ser trabalhado é conhecido como “viés do status quo”. Isso porque, para a maioria das pessoas, é mais confortável se manter em uma situação conhecida do que buscar a mudança. Tanto adultos quanto adolescentes costumam ter dificuldades para arcar com os custos psicológicos de desenvolver novos hábitos, inclusive o de guardar dinheiro de forma disciplinada. Para ajudar os adolescentes a vencer a inércia e começar a poupar, veja algumas sugestões:

  • Eles devem começar escolhendo um objetivo simples, que seja um desejo deles e não uma vontade dos pais, como um ingresso para um show ou um novo game. Calculem juntos qual será o prazo para juntar o valor total e quanto deve ser guardado em cada parcela.

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  • Para não esquecerem de guardar o dinheiro, eles podem programar alertas na agenda do celular para o mesmo dia em que recebem a mesada. É importante que o adolescente execute a ação de colocar o dinheiro na reserva, pois é assim que o hábito será criado.
  • Incentive-os a poupar também quando recebem uma renda extra, como por exemplo um presente em dinheiro dos avós ou padrinhos.

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Outro viés que dificulta o hábito de poupar é a “falácia do planejamento”. Esse mecanismo da mente se traduz na tendência a focar mais no objetivo final, ao invés de pensar nas etapas necessárias para atingi-lo. Para os adolescentes isso é ainda mais difícil, porque eles ainda estão aprendendo a abrir mão do consumo no presente em favor de reservar para o futuro. Para contornar esse problema, você pode dar algumas ideias para os adolescentes:

  • Eles devem dividir o plano em tarefas simples. Por exemplo: para comprar um ingresso de um evento que acontecerá em seis meses, com preço de R$ 300,00, ele pode se preocupar apenas em reservar R$ 12,50 por semana.
  • Outra ação simples, que ajuda a evitar que os erros se repitam: eles podem usar o bloco de anotações do celular para registrar o que aconteceu a cada vez que não conseguirem juntar o dinheiro planejado. Assim, poderão pensar o que deve mudar para que da próxima vez sejam bem sucedidos.

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Por fim, você pode sugerir aos adolescentes algumas medidas simples para superar as armadilhas da mente e conseguir guardar dinheiro:

  • Ter clareza sobre seus desejos de consumo, incluindo o preço e o tempo necessários para acumular o dinheiro. Ter uma motivação para poupar ajuda bastante, mas é fundamental entender o que é preciso para alcançar o objetivo.
  • Calculem, juntos, um limite para gastos supérfluos. Isso ajuda a controlar desperdícios e compras por impulso.

E você, como costuma incentivar seus filhos a poupar? Deixe sua opinião no espaço dos comentários.

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Nota

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