Balanços Copel (CPLE6) e da Caixa Seguridade (CXSE3), e cenário internacional: o que acontece nesta quarta-feira?

Copel (CPLE6) vai divulgar seu balanço hoje, quarta-feira (10) após o fechamento do mercado. Além da elétrica, Caixa Seguridade (CXSE3), Tupy (TUPY3), Qualicorp (QUAL3), Grupo Dimed (PNVL3), Enauta (ENAT3), Equatorial (EQTL3), Estapar (ALPK3), Grupo Mateus (GMAT3), Guararapes/Riachuelo (GUAR3), Banco Pine (PINE4), Odontoprev (ODPV3), Proforma (PFRM3), RNI (RDNI3), São Carlos (SCAR3) e Time For Fun (SHOW3) também divulgam seus resultados do 1T23 após o pregão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Enquanto isso, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chega no Japão para participar da cúpula do G7, reunião voltada a ministros de finanças e banqueiros centrais. O momento é marcado por uma grande internacionalização para o político.

A partir de amanhã, sua agenda inicia em Niigata, com um encontro com Janet Yellen, Secretária do Tesouro nos Estados Unidos. Na sexta-feira, Haddad deve se encontrar com o economista Joseph Stiglitz e participar de atividades do G7. Seu retorno para o Brasil está previsto para o próximo sábado (13).

Mercado do Brasil hoje

Pela manhã, o Banco Central (BC) divulgou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do 2º semestre de 2022. O documento indica que não havia um risco relevante para essa estabilidade no final de 2022 e que testes de estresse de capital e liquidez mostraram que o sistema bancário se mantém resiliente. Além disso, afirma que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) segue com capitalização e liquidez favoráveis e provisões adequadas a perdas esperadas.

Às 9 horas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números da produção industrial de março. A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) indicou um avanço de 1,1% em março ante fevereiro, um respiro após duas quedas consecutivas nos meses anteriores. Esse nível de crescimento não era visto desde outubro de 2022.

O BC informará o fluxo cambial semanal pela tarde, às 14h30.

CPI e Núcleo do CPI dos EUA ecoam pelo mundo

No setor bancário americano, o First Citizens BancShares, Inc. (Nasdaq: FCNCA) registrou um lucro líquido de US$ 9,52 bilhões no 1T23, com a ação subindo 2,39% no pré-mercado de Nova York, após a divulgação do balanço.

Enquanto isso, o resultado mais aguardado ao redor do globo é o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do mês de abril, medidor da evolução dos preços de bens e serviços no país, e o Núcleo do CPI. O indicador será divulgado pela manhã, às 9h30, pelo Departamento do Trabalho. O consenso do mercado é de uma aceleração do CPI de 0,1% para 0,4% e uma queda pequena no núcleo da base anual (de 5,6% para 5,5%) ainda muito distante da meta de 2% do Federal Reserve (Fed). 

Ainda pela manhã, às 11h30 o Departamento de Energia (DoE) informa os estoques de petróleo da semana até 5/5.

Já pela noite, a a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, recebe o prêmio Atlantic Council Distinguished Leadership, às 20 horas.

Na Europa

Em pronunciamento oficial, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que estão agindo de forma decisiva para combater a inflação na Zona do Euro. Contudo, ela ressaltou que ainda há muito a ser feito para trazer o índice à meta oficial de 2% no médio prazo. 

Para o jornal japonês Nikkei, Lagarde informou haver fatores que podem induzir significativos riscos de alta para a perspectiva de inflação. “Ainda estamos em uma situação onde a incerteza sobre a trajetória [da inflação] é alta, então precisamos estar extremamente atentos a esses riscos em potencial”, disse ela.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Pela manhã, os mercados europeus operavam em baixa, seguindo o movimento do pré-mercado de Nova York. O decisivo CPI deve calibrar as expectativas para a trajetória de juros nos EUA e afetar os demais índices mundiais.

Na Alemanha, a taxa anual da inflação de abril desacelerou em 0,2 pontos percentuais, para 7,2%, enquanto que a produção industrial da Itália sofreu uma segundo queda consecutiva. Com as prévias dos estoques de petróleo semanais americanos, o preço da commodity caiu, apesar das projeções de baixa demanda.

No setor bancário, o Crédit Agricole subiu mais de 5% na Bourse de Paris, após superar as expectativas apra o 1T23.

No Reino Unido, pela tarde, o membro externo do Bank of England (BoE), Carolyn Wilkins, discursa em simpósio do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras sobre moedas digitais. 

Índices asiáticos

Os principais indicadores asiáticos fecharam o dia de hoje em baixa acompanhando NY. A queda nas importações na China continuam pressionando o mercado asiático, mas o índice abrangente Shenzhen nadou contra os demais e fechou em alta.

O minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian subiu 0,28%, terceira consecutiva.

No setor financeiro, foi observado um movimento de queda em razão do que parece ser uma operação do governo chinês contra empresas de due diligence, prática de análise e investigação profunda de uma empresa antes de fechar negociações.

Para o final do dia, espera-se a divulgação do CPI chinês de abril, pelo National Bureau of Statistics of China (NBS).

Semana de Imposto de Renda

Para deixar a semana ainda mais completa, o Suno Notícias preparou uma semana temática exclusiva dedicada a conteúdos sobre a declaração do Imposto de Renda, para não ter dificuldades na hora de ficar em dia com o Leão.

Em parceria com a Grana Capital, a Semana de IR do Suno Notícias acontece de segunda a sexta-feira desta semana e tem uma programação recheada de conteúdo que não pode faltar na hora de declarar. Na segunda-feira, 8, foi liberada uma matéria com 5 dicas valiosas na hora de enviar a declaração do IRPF 2023 e quais são as pessoas que precisam prestar contas ao fisco neste ano.

Na terça-feira, 9, você fica por dentro de quais são os 10 erros mais cometidos pela maioria, no momento de declarar o IRPF. Além disso, a reportagem informará como evitar essas ‘pegadinhas’ para não cair na malha fina.

Para hoje, 10, publicaremos uma matéria especial sobre tudo que pode ser deduzido na declaração do IR 2023. Para você ter uma compreensão melhor do assunto, também citaremos quais despesas não são dedutíveis no IR deste ano.

Além disso, teremos uma reportagem sobre a necessidade de declarar o “pedacinho do Nubank“, que nada mais é do que um BDR – um certificado que representa um sexto de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, empresa líder do grupo Nubank, negociada na Bolsa de Nova York. Você verá um passo a passo de como informar esse dado ao fisco.

Para ficar por dentro de todo o conteúdo da Semana de IR do Suno Notícias, é só acessar este link.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno