Ata do Copom, resultados de Natura (NTCO3) e Braskem (BRKM5): o que preenche a agenda nesta terça-feira

A Ata do Comitê de Política Monetária (Copom) abre esta terça-feira (9), com as sinalizações do Banco Central (BC) sobre a condução da taxa de juros. O documento oficial da reunião, que decidiu pela manutenção da Selic a 13,75%, reforçou que não existe uma relação mecânica entre as políticas do BC e o novo arcabouço fiscal do governo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por outro lado, o colegiado tranquiliza o mercado quanto a um aumento da taxa Selic nos próximos ciclos, afirmando que “os cenários que poderiam requerer a retomada do ciclo de aperto monetário se tornaram menos prováveis”.

Ainda no radar dos investidores deverá estar a Natura &Co (NTCO3) que divulgou seu resultado do primeiro trimestre do ano. A empresa apresentou prejuízo líquido de R$ 652,4 milhões, uma alta de 1,4% em relação ao também prejuízo de um ano antes.

Antes da marca de cosméticos, a petroquímica Braskem (BRKM5) informou uma queda anual de 94% no lucro líquido, para R$ 242 milhões. Com notícias circulando sobre uma possível compra da companhia, as ações da empresa vinham tendo dias de alta na Bolsa. Após negar a movimentação, a Braskem confirmou ter recebido a proposta, mas sem entrar em mais detalhes. De acordo com as informações do jornal Valor Econômico, o movimento partiu da gestora americana Apollo e da estatal Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc). Na segunda-feira (8), as ações da Braskem chegaram a disparar 22%.

Em continuidade à temporada de balanços, CVC (CVCB3), Méliuz (CASH3), Minerva (BEEF3), Telefônica (TLNC34), Aribnb (AIRB34) e Yduqs (YUDQ3) divulgam os números após o fechamento do mercado.

O que mais acontece na Agenda do Brasil

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, passa o dia de hoje viajando com destino ao Japão. Ele estará presente como representante do Brasil nas reuniões do G7 nos próximos dias. O evento oficial acontece no final do mês – 20 e 21 de maio – irá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Brasil, Lula participa da inauguração da Linha de Produção do Caça F-39 Gripen, na Embraer, em Gavião Peixoto (SP) às 10h30. A aeronave é a mais moderna em operação na América Latina e vai equipar o 1.º Grupo de Defesa Aérea (1.º GDA), localizado em Anápolis (GO).

Estados Unidos

Na agenda dos ianques, o presidente americano, Joe Biden, participa de uma reunião com lideranças do Congresso sobre o teto da dívida na Casa Branca às 17 horas. Às 17h30, a American Petroleum Institute (API) divulga os estoques de petróleo da semana até 5/5.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Enquanto isso, as bolsas ao redor do mundo permanecem cautelosas aguardando o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do mês de abril, medidor da evolução dos preços de bens e serviços nos EUA.

Na Europa

Passado o feriado da coroação do Rei Charles III, a bolsa de Londres voltou a operar esta manhã. As principais bolsas europeias começaram o dia refletindo a queda na balança comercial da China e atuavam em queda. Para os exportadores da Zona do Euro, o recuo apresentado no volume de importações chinesas pode ser um agravante econômico. Além disso, o resultado também pesa nas cotações de petróleo, antes da prévia semanal dos estoques americanos. O resultado do CPI americano também gera um certo suspense na Zona do Euro.

Entre as empresas, o banco UBS recuava levemente (-0,09%) em Zurique após apresentar novos líderes e modelo operacional para lidar com a aquisição do Credit Suisse.

Mercado asiático

Os dados da balança comercial chinesa de abril causou uma reação negativa geral nas bolsas asiáticas. A desaceleração anual das exportações e uma inesperada queda nas importações de 7,9%. Em Hong Kong, Hang Seng foi a recordista na queda (-2,12%), ainda refletindo um temor pelo CPI americano de amanhã.

Na Bolsa de Tóquio, a Nikkei, foi impulsionada pelas siderúrgicas, após a JFE Holdings (+14,51%) divulgar projeção de lucros em alta.

Em Dalian, o minério de ferro subiu mais 1,28%, após ter dado um salto de 5% na véspera

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Semana Temática do Imposto de Renda na Suno

Já fez sua declaração do IR? Com a data final se aproximando, o Suno Notícias preparou uma semana temática exclusiva para não ter dificuldades na hora de ficar em dia com o Leão.

Em parceria com a Grana Capital, a Semana de IR do Suno Notícias, vai de segunda a sexta-feira desta semana e tem uma programação recheada de conteúdo que não pode faltar na hora de declarar. Ontem, 8, já foi liberada uma matéria com 5 dicas valiosas na hora de enviar a declaração do IRPF 2023 e quais são as pessoas que precisam prestar contas ao fisco neste ano.

Hoje, 9, você fica por dentro de quais são os 10 erros mais cometidos pela maioria, no momento de declarar o IRPF. Além disso, a reportagem informará como evitar essas ‘pegadinhas’ para não cair na malha fina.

Para ficar por dentro de todo o conteúdo da Semana de IR do Suno Notícias, é só acessar este link.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno