Acesso Rápido

    Petróleo WTI: entenda como esse ativo é negociado no mercado

    Petróleo WTI: entenda como esse ativo é negociado no mercado
    wti

    O termo WTI é muito utilizado em contratos de commodities e derivativos no mercado financeiro. No caso, esse código representa parte das negociações no  mercado internacional do petróleo.

    WTI é a sigla para West Texas Intermediate. Através dele, negociam-se contratos de barris de petróleo nas diversas Bolsa de Valores ao redor do mundo.

    O que é o petróleo WTI?

    WTI é um tipo de petróleo bruto utilizado pelos economistas como valor-padrão para definir o preço do bruto nos mercados mundiais que negociam a compra e venda de barris de petróleo, bem como os contratos relacionados a essa commodity.

    Assim, o petróleo do tipo West Texas Intermediate é uma referência para preços do petróleo nas bolsas de mercadorias e futuros ao redor do mundo todo.

    O que é West Texas Intermediate?

    O preço do barril de petróleo bruto (cotação) é fundamentado em “brutos de referência”. Um deles é o WTI, cotado em dólar dos Estados Unidos. West Texas é a maior região petrolífera dos Estados Unidos.

    A cotação do WTI é calculada pela New York Mercantile Exchange, a principal Bolsa de Valores de matérias-primas em termos mundiais.

    O petróleo WTI pode ser visto na maioria dos comunicados econômicos do setor petrolífero nos Estados Unidos e na América do Norte.

    Tipos de petróleo negociados no mercado

    Além do petróleo bruto WTI, outros dois tipos de petróleo são utilizados como referência para a cotação dessa matéria-prima no mercado.

    Tais tipos de petróleo indicam a origem do óleo e o mercado no qual é negociado são:

    1. Petróleo WTI: referência para o mercado norte-americano;
    2. Brent do Mar do Norte: referência do petróleo europeu;
    3. Bruto de Dubai: referência para os preços dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

    Características do petróleo WTI

    Algumas das características do petróleo West Texas Intermediate são:

    • É negociado na Bolsa de Nova York;
    • Normalmente, um pouco mais caro que o Brent, refletindo sua qualidade e o custo de refino e transporte;
    • É mais leve e que o Brent, chamado de Texas Light Sweet devido ao fraco teor de súlfur, cerca de 0,24%;
    • Geralmente é refinado nos Estados Unidos, especialmente no entorno do Golfo do México, próximo aos campos de produção.

    Como é formada a cotação do WTI?

    Em primeiro lugar, é possível consultar o histórico de preços do WTI online, no site da Energy Information Administration, buscando-se “WTI Cushing Oklahoma”.

    A cotação do barril de petróleo WTI bruto é geralmente superior às dos barris de Brent e de Dubai, mas pode ocorrer de seu preço se mostrar inferior.

    Para calcular o preço do barril de WTI, vários indicadores são considerados. Estes indicadores são baseados na lei da oferta e da procura, bem como na demanda que influi nas cotações.

    Em suma, todas as atividades geopolíticas ligadas à produção de petróleo incidem sobre os preços do WTI. Isso inclui, especialmente, os conflitos nos países produtores de petróleo no Oriente Médio.

    A fim de acompanhar a cotação de petróleo WTI, é aconselhável monitorar a publicação semanal dos estoques norte-americanos.

    Afinal, o WTI é petróleo bruto usado como valor de referência para negociar petróleo na Bolsa de Valores norte-americana.

    O petróleo WTI é uma das commodities presentes nos mercados financeiros do mundo inteiro — inclusive na Bolsa brasileira. Para entender como essa e outros contratos de mercadorias são negociadas na B3, baixe gratuitamente o nosso ebook Comece a Investir na Bolsa e saiba mais como funciona todas as operações do mercado financeiro.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • vilson rodrigues alves 14 de abril de 2020

      bom dia. o grande problema no momento e o cambio, de que adianta o petroleo subir se o cambio vier a baixar? esta claro de que o petroleo esta baixo e voltara aos patamares habituais, mas ate la como ficara o dolar?

      Responder
    • Lacerda 20 de abril de 2020

      20/04/2020 petróleo WTI Crude US$7,90 = -57,9%
      estoques americanos abarrotados preço cai em níveis nunca vistos.

      Responder
    • Rogério Oliveira 29 de maio de 2020

      Quais os custos hoje: 1- petróleo WTI ( FOB golfo do México ); 2- custo CIF Brasil; 3- custo do refino ( transformação em diesel ).
      Grato, Rogério Oliveira

      Responder