Acesso Rápido

    Sistema de contas nacionais: o que é e como funciona no Brasil

    Sistema de contas nacionais: o que é e como funciona no Brasil

    Um dos principais indicadores que serve para mostrar o mecanismo da economia de um país é o sistema de contas nacionais.

    Em linhas gerais, esse sistema de contas nacionais, é divulgado pelo IBGE e consegue retratar como está a produção industrial do país, assim como a distribuição e geração de riqueza que estão sendo produzidos.

    O que é o sistema de contas nacionais?

    O sistema de contas nacionais busca demonstrar dados sobre uso, geração e distribuição da renda no Brasil.

    De modo geral, tem como objetivo mostrar o funcionamento da economia do Brasil, retratando a produção e o consumo de bens e serviços.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Além disso, ele representa o patrimônio financeiro, mostrando a variação dos estoques de ativos e passivos, formando assim um esquema contábil sobre a estrutura da economia nacional.

    De certo modo, esse sistema ajuda a entender melhor como está funcionando a microeconomia do país em um determinado período.

    Os dados são coletados e divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anualmente. Sendo que há também o sistema de contas nacionais trimestrais.

    O que é o sistema de contas nacionais trimestrais?

    Como o próprio nome sugere, o sistema de contas nacionais trimestrais é divulgado a cada três meses. A diferença entre ele e o sistema de contas anual está no tempo de coleta e divulgação dos dados.

    Essa pesquisa foi iniciada no IBGE no ano de 1988 e reestruturada em 1998, quando os seus resultados foram integrados ao sistema de contas nacionais anual.

    Um pouco mais à frente, no ano de 2015, às contas nacionais trimestrais sofreram uma nova reformulação adotando o Manual Internacional SNA 2008, passando para a referência 2010.

    Sendo assim, as ponderações anuais são obtidas através deste novo sistema de contas trimestral adotado desde então.

    Qual a estrutura do sistema de contas nacionais?

    As contas nacionais são compostas pela conta produção e pelas contas de renda e contas financeiras.

    Já a conta de renda mede a renda nacional por meio do consumo das famílias e da poupança bruta e líquida que possuem.

    Além disso, também compõe esse sistema de renda, as contas financeiras que avaliam o acúmulo e a evolução patrimonial das contas nacionais como um todo.

    De um modo geral, o Sistema de Contas Nacionais mostra de uma forma contábil e didática como está a situação da microeconomia do país.

    Para que serve o Sistema de Contas Nacionais?

    O Sistema de Contas Nacionais serve para se ter uma ideia de como está a estrutura econômica de um país. Ou seja, saber como está a evolução patrimonial, como está o consumo das famílias e a poupança privada.

    Além disso, ela também mede a produção, conseguindo fornecer uma ideia sobre o equilíbrio econômico entre oferta e procura.

    Por meio desses dados, o governo consegue definir estratégias macroeconômicas de modo a equilibrar a microeconomia e melhorar o ambiente para o investimento privado.

    Foi possível entender o que é o sistema de contas nacionais? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *