Acesso Rápido

    Relatórios financeiros: Entenda a importância desses documentos

    Relatórios financeiros: Entenda a importância desses documentos

    A análise de relatórios financeiros é uma tarefa importante para investidores. Isso porque nele constam informações necessárias para fazer avaliações, como fazer valuation de empresas.

    Os relatórios financeiros são documentos que também têm importância para administradores e órgãos de fiscalização governamentais. Entender esse conceito também pode ser muito importante na hora de investir.

    O que são relatórios financeiros?

    Os relatórios financeiros são um compilado de ferramentas fundamentais para a tomada de decisão nas empresas. Existem inúmeros tipos de relatórios que analisam desde os próximos investimentos até taxa de inadimplência.

    O objetivo desses números é dar informações para gestão do negócio. São esses documentos também que são usados para comprovar a saúde financeira de um empreendimento.

    Por isso, as informações de um relatório precisam ser precisas e claras. E, no caso de documentos que são apresentados a órgãos de fiscalização, uma falsa demonstração de resultados pode se tornar até mesmo crime. Assim, os responsáveis podem responder penalmente por estes atos.

    Tipos mais comuns de relatórios financeiros

    Dentre os relatórios financeiros mais conhecidos, podemos citar:

    A partir disso, é possível entender melhor quais são as particularidades de cada um deles.

    Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

    No caso da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), sua elaboração segue normas contábeis padronizadas. A apresentação do documento anualmente é uma exigência para as empresas do tipo sociedades por ações no Brasil.

    Pelo fato de o documento conter informações sobre desempenho, como lucro e vendas, é acompanhado com atenção por investidores. Já outros relatórios, como o de contas a pagar e contas a receber, são usados para o gerenciamento da empresa.

    Uma demonstração de resultados é feita com indicadores de uma empresa. Isto é, os dados brutos de um negócio formam os indicadores financeiros. Esses dados são conhecidos também como métricas. Eles podem ser:

    • Número de clientes;
    • Tempo de permanência dos clientes;
    • Valor de venda por cliente;
    • Gasto médio por venda.

    Os indicadores são base para as demonstrações de resultados e gestão financeira. Dessa forma, o relatório permite direcionar a análise para áreas específicas do negócio.

    Por isso, dependendo das métricas e indicadores utilizados, os relatórios podem ser interpretados de maneiras distintas. Disso decorre a importância de saber como ler um relatório financeiro.

    Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

    O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos tipos de relatórios financeiros. Nele é apresentado a parte contábil de uma empresa, oferecendo informações sobre fluxos de entrada e saída de capital de uma companhia.

    Esses fluxos são demonstrados de acordo com um determinado período escolhido, sendo geralmente divulgados de acordo com esse tempo. A estruturação de um DFC se baseia em 3 princípios de atividade:

    • Operacionais: inclui os fluxos da produção e entrega da companhia.
    • Investimento: transações feitas, referente a ativo não circulante.
    • Financiamento: financiamentos, empréstimos e outros recursos vindos de terceiros.

    De qualquer modo, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Demonstração de Resultado do Exercício se diferem no seu registro. O DFC se refere ao regime de competência, enquanto o DRE se baseia no regime de caixa.

    Contas a pagar e contas a receber

    As contas a pagar e contas a receber ajudam a perceber como está o andamento e as condições financeiras da empresa. Somente com essas informações é possível que um empreendimento possa balancear as entradas e saídas de maneira equilibrada, e assim, garantir o funcionamento saudável da mesma ao longo do tempo.

    Desse modo, sabendo-se o quão maior ou menor as contas a receber está em relação às contas a pagar, é que a empresa consegue seguir um plano mais assertivo a longo prazo, assim como fazer novos investimentos e determinar melhor os valores dos produtos, conforme suas vendas. A partir desses dados, é que se pode manter ou mudar diversas estratégias utilizadas.

    Para que servem os relatórios financeiros?

    São os relatórios financeiros que dão base para administração de uma empresa. Por exemplo, se um gestor quer aumentar uma linha de produto. Com um relatório financeiro, é possível estudar se a empresa terá recursos para comprar novos maquinários e ferramentas.

    Além disso, um gestor que sabe como ler um relatório financeiro terá mais clareza ao fazer o controle financeiro e cálculos dos resultados de um negócio. Esse documento pode ter informações contábeis. Entre todos os dados, alguns são cruciais como:

    • Balanço Patrimonial: aponta quais são os bens, direitos e obrigações de uma empresa;
    • Custos Operacionais: demonstra o custo de todas as operações e com funcionários;
    • Liquidez da empresa: a rapidez que algum ativo da empresa pode se transformar em dinheiro;
    • Resultados Obtidos: aponta quais são os gastos, receitas e lucro das atividades.

    Qual a importância de um relatório financeiro?

    Em relatório financeiro, qualquer tipo que seja, sua utilização é importante para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Só através desses documentos se mede a situação atual da companhia, e assim tomar novas decisões no intuito de resolver prováveis problemas.

    Este também pode ser um instrumento para que investidores saibam o desempenho da empresa que se está investimento, de modo a se prever se é possível que ela tenha ainda mais crescimento ou esteja em dificuldades econômicas.

    Para que uma empresa tenha o objetivo de crescer, investir em novas ideias ou ainda, realizar novos investimentos, é essencial que os relatórios financeiros tenham informações transparentes, em que se possa ver, entre outras coisas, se o dinheiro está sendo bem alocado e em quantidade coerente a sua estratégia e perspectiva.

    Ficou com alguma dúvida sobre relatórios financeiros? Deixe nos comentários.

    PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE RELATÓRIOS FINANCEIROS
    O que são relatórios financeiros?

    Os relatórios financeiros são um compilado de ferramentas fundamentais para a tomada de decisão nas empresas. Existem inúmeros tipos de relatórios que analisam desde os próximos investimentos até taxa de inadimplência.

    Para que servem os relatórios financeiros?

    Os relatórios financeiros medem a situação atual da companhia, e assim tomar novas decisões no intuito de resolver prováveis problemas ou mudar estratégias. Este também pode ser um instrumento para que investidores saibam o desempenho da empresa que se está investimento. Em outras palavras, servem para comprovar a saúde financeira de um empreendimento.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *