Acesso Rápido

    Recessão econômica: o que é? Quais são as causas e impactos no país?

    Recessão econômica: o que é? Quais são as causas e impactos no país?

    Os períodos de recessão econômica costumam gerar preocupações em toda população pois tem impacto na vida financeira e nos investimentos. Afinal, esse cenário não afeta apenas países emergentes, mas também os desenvolvidos.

    Dessa forma, é importante conhecer as principais causas de uma recessão econômica, para se planejar financeiramente e proteger dos efeitos negativos.

    O que é Recessão Econômica?

    A recessão econômica indica a queda do PIB por dois trimestres consecutivos em um determinado país.

    Ou seja, é um período de contração da economia e está ligada a crise econômica, queda da produção, do consumo e aumento do desemprego,

    Isoladamente, recessão significa retroceder ou retrocesso. Logo, quando aplicado à economia, o termo representa um declínio econômico significativo.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quais as causas de uma recessão econômica?

    Uma série de motivos pode levar a crise financeira e recessão econômica. Isto é possível constatar acompanhando a história da economia nos últimos séculos.

    Entre as principais causas da recessão econômica se destacam:

    • Bolhas econômicas;
    • Crises internas e externas;
    • Problemas fiscais.

    Isso sem falar nos déficit públicos, que podem chegar a níveis elevadíssimos, caso não sejam controlados. Dessa forma, essas causas da recessão econômica têm a capacidade até de comprometer a economia do país.

    No entanto, a forma como o governo decide conduzir as políticas públicas também tem grande impacto na economia do país.

    Sendo assim, as estratégias para crescimento não sustentáveis praticadas hoje podem fazer um país mergulhar em uma recessão econômica.

    Por fim, o fato é que uma mesma recessão pode ser causada por vários destes fatores simultaneamente. Saber o que gera este problema é o primeiro passo na busca por uma solução e para saber como evitar recessão econômica no futuro.

    Quais os impactos da recessão econômica?

    Os impactos da recessão econômica podem ser severos, como:

    • Queda no poder de compra;
    • Aumento do desemprego;
    • Redução da produtividade;
    • Bear Market.

    1. Queda no poder de compra

    Primeiramente, a redução no poder de compra, ou na renda familiar, é um dos primeiros sintomas a serem sentidos.

    Com uma crise econômica, muitos benefícios a funcionários são reduzidos dentro das empresas. Salários caem e a demanda por novos profissionais também.

    2. Aumento do desemprego

    Além disso, quando o poder de compra da população cai, o volume de compras e contratação de serviços cai, gerando desemprego.

    Isto é, as empresas acabam sendo impactadas pela crise e precisam fechar suas portas, mandando embora seus funcionários. Essa é uma das principais consequências da recessão.

    3. Redução da produtividade

    O medo de perder suas finanças faz com que investidores deixem de colocar dinheiro em novos negócios, principalmente se eles possuem algum risco atrelado, fazendo com que os indicadores de produtividade econômica do país diminua.

    Além disso, em períodos como esse a produtividade industrial tende a reduzir, por conta de problemas financeiros e falta de matéria-prima.

    4. Bear Market

    Normalmente, em períodos de crise financeira, o mercado financeira entra no Bear Market, período em que os preços dos papéis negociados apresentam uma tendência de queda.

    Nesses períodos, a cotação das ações tende a cair, uma vez que a maioria das empresas passam por momentos desafiadores e os investidores são tomados pelo medo de perder dinheiro. Logo, isso promove uma queda da bolsa de valores.

    No Brasil, destaca-se a crise econômica ocorrida no país até meados de 2017. A desconfiança da população por conta da corrupção nas estatais foi relevante e ocasionou um período de queda da bolsa.

    Além disso, com a Pandemia do COVID-19 em 2020, a bolsa de valores do mundo todo passou um um período de bear market, por conta das incertezas diante da doença.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como sair de uma recessão econômica?

    Para um país sair de uma recessão econômica não é fácil. Geralmente, é necessário criar uma série de pacotes econômicos por parte do governo e medidas de política monetária pelo Banco Central.

    Ou seja, o país pode implementar algumas medidas para sair desse cenário, como:

    Além disso, é fundamental formar uma equipe econômica experiente e preparada para analisar o cenário e traçar estratégias para reverter a situação. Fora isso, é preciso que haja um esforço conjunto entre Executivo para aprovar as medidas necessárias para remediar a crise.

    Afinal, uma crise econômica impacta a vida de todos os cidadãos. Isto é, não apenas as empresas e negócios, mas também a população e os investimentos.

    Ainda possui dúvidas sobre como funciona uma recessão econômica? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *