Pro rata: entenda o que significa e como utilizar esse cálculo

O conceito de dividir uma parte inteira em partes menores de forma proporcional existe em várias áreas. Ele é conhecido como pro rata.
Pro rata é uma expressão de origem latina, cujo significado é “medido proporcionalmente”. A expressão é utilizada com muita frequência no cálculo de juros e dividendos, sempre que um valor precisa ser divido entre partes ou de acordo com o tempo.
O que é pro rata?
Pro rata é um termo referente a uma ou mais partes fixadas e calculadas de forma proporcional. Apesar de ser bastante utilizado em outras áreas, esse tipo de cálculo é muito utilizado nos cálculos de Finanças, Economia, Direito e Contabilidade.
Nesse sentido, o significado de pro rata está ligado ao conceito de uma parte inteira que é calculada em frações iguais, como por exemplo dividendos, taxas de juros e seguros.
Minicurso: Contabilidade para Investidores
Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!
Tipos de pro rata
Geralmente, esse cálculo é utilizado sob duas versões: o pro rata temporis e pro rata die.
Pro rata temporis
A expressão pro rata temporis significa “proporcional ao tempo”. Ela indica uma medição que leva em consideração certo período.
Por exemplo, para efetuar o pagamento de um salário mensal proporcional aos dias de trabalho, ou mensurar o prêmio de um seguro em um período inferior ao do contrato.
Pro rata die
Já o pro rata die, por sua vez, possui sentido de “proporcional ao dia”. O termo é utilizado para a cobrança de juros exprimida em valores diários, por exemplo 0,5% ao dia.
Juros pro rata: o que é e como calcular?
Os juros pro rata têm a função de definir o pagamento de juros quando se contrata um serviço. Ou então quando se recebem juros em um investimento.
Nesse caso, o cálculo de juros pode ser realizado da seguinte maneira: o valor inteiro dividido pela proporção necessária.
Assim, temos como exemplo um investimento que paga juros anuais, em que o cálculo dos juros pode ser efetuado mensal ou semanalmente.
Outro exemplo de cálculo é um serviço que têm juros por atraso de pagamento equivalentes a 4% ao mês. Nesse caso, os juros são obtidos a partir da fórmula 5%/30 dias. O resultado consiste na porcentagem de juros ao dia.
Portanto, se um cliente efetua o pagamento 10 dias atrasado, deverá pagar o valor devido mais 10 vezes o equivalente aos juros de 1 dia.
Aplicação em dividendos
O cálculo também é muito presente no cálculo da distribuição dos lucros de uma empresa com seus acionistas.
Esta divisão, que é proporcional ao número de ações de cada investidor, é conhecida como dividendos.
Por exemplo, considere a seguinte situação: o lucro em certo período é de R$ 1.000.000, sendo que a empresa possui um acionista A com 50%, um B com 40% e um C com 10%.
Logo, o resultado do cálculo seria o seguinte:
- Acionista A recebe 50% de 1.000.000;
- Acionista B recebe 40% de 1.000.000;
- Acionista C recebe 10% de 1.000.000.
O pro rata é uma expressão presente diariamente na rotina do mercado financeiro. Quer saber mais sobre esses e outros conceitos de investimentos? Baixe agora o nosso ebook gratuito Como viver de Renda na Bolsa de Valores e conheça tudo sobre o funcionamento do mercado de renda variável.
Boa tarde!
Posso classificar como empréstimo(capital de Giro)?
Existe o termo “pro rata die úteis”?
Boa tarde
O termo “pro rata die” é utilizado para medir a proporção em dias, se são úteis ou não.
Atenciosamente, Equipe Suno.
“Outro exemplo de cálculo é um serviço que têm juros por atraso de pagamento equivalentes a 4% ao mês. Nesse caso, os juros são obtidos a partir da fórmula 5%/30 dias. O resultado consiste na porcentagem de juros ao dia.”
Nesse caso a fórmula não seria 4%/30 dias? Já que o juros é de 4%. E caso a fórmula seja 5%/30 dias, por que seria dessa forma?
Atenciosamente,
Arthur Ferreira
Também acho que há um erro na fórmula: não deveria ser 4%/30?
BOA NTE TIAGO REIS
GOSTARIA TER UMA IDEIA SEM UMA SUPER PRECISÂO DO SEGUINTE;
UM ADVOGADO RETIROU DE UMA CONTA JURIDICA UM VALOR DE $9.700,00 GANHA DE UMA CAUSA TRABALHISTA E TRANSFERIU PRA CONTA DELE A UM ANO ATRAS SEM NADA ME AVISAR….
QUAL SERIA O VALOR COM JUROS E CORREÇOES NO PRO RATA QUE EU DEVERIA RECEBER HOJE?
GRATA
CLAUDIA
Boa tarde. Uma vez que você disponibiliza espaço para a postagem de comentários e/ou perguntas, porque você não responde aos leitores? A isso dou o nome de falta de compromisso, para não dizer um outro que me veio à memória.
Olá, Alfante! Tudo certo?
Nós recebemos vários comentários nos diversos artigos que temos, o volume é muito grande. Muitas vezes não é possível responder. Pedimos desculpas por isso. Qual a sua dúvida?
Atenciosamente, Equipe Suno.
Existe pró rata no caso de pagamento de IR?
Ex: Comprei um título em 21/12/2020 que pagou juros em 17/02/2021. Só que esse título já pagou juros em 30/11/2020, ou seja, antes da minha compra. Se tanto eu quanto quem comprou o título na emissão vamos receber, digamos, R$ 7.000,00 de juros em 17/02/2021, e ambos estamos na mesma alíquota de IR, devo fazer pró rata do meu IR ou pago a alíquota cheia?