Acesso Rápido

    NTN-C: entenda como funciona esse título do Tesouro Nacional

    NTN-C: entenda como funciona esse título do Tesouro Nacional

    Durante muito tempo, NTN-C foi um dos títulos do Tesouro Direto mais cobiçados pelos investidores. Essa procura veio principalmente pelos grandes retornos que esse investimento ofereceu para algumas pessoas.

    No entanto, devido a algumas mudanças estruturais na economia, assim como decisões governamentais, o NTN-C deixou de ser negociado. Mesmo assim, ainda existem outros títulos do Tesouro com características semelhantes ao NTN-C para investimento em renda fixa.

    O que é o NTN-C?

    O NTN-C é a sigla para Nota do Tesouro Nacional Série C, que nada mais é que um título público cujo rendimento é vinculado ao IGP-M, acrescido de uma taxa de juros prefixada.

    Atualmente esse título é chamada de Tesouro IGP-M. O pagamento dos juros dele acontece semestralmente. Contudo, desde 2007 o governo não oferece mais a sua opção de compra.

    Guia de Investimento em Renda Fixa

    Invista com segurança e rentabilidade: baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça as principais opções de investimento em Renda Fixa!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Esse é um título do Tesouro Direto considerado como renda fixa prefixado. O IGP-M, usado para medir a inflação no país e realizar a correção de preços, é o indicador de referência desse título do Tesouro — sendo a rentabilidade desse título igual à soma desse índice com uma taxa fixa.

    Como funciona o NTN-C?

    Para entender o funcionamento deste título do Tesouro Direto é preciso antes estabelecer a diferença entre a NTN-B e NTN-C.

    O NTN-B tem o seu rendimento vinculado ao IPCA, enquanto o NTN-C é vinculado ao IGP-M. Embora os indicadores sejam semelhantes, eles possuem métodos de cálculo diferentes.

    O IGP-M é um índice de inflação desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas. E por possuir uma metodologia de cálculo que engloba itens e preços diferentes do IPCA, os resultados entre os dois são distintos.

    Como é a relação dos juros neste título?

    Por ser um título com taxa pré-fixada, o papel sofre com a volatilidade do mercado antes do seu prazo de vencimento. Dessa forma, ao adquirir esse título e o investidor decida vender antes do prazo de vencimento é possível haver ganhos ou perdas.

    Em linhas gerais, caso a taxa de juros caia durante o período em que o investidor possua do título, o NTN-C tende a valorizar e no caso contrário, desvalorizar.

    Minicurso: Investindo no Tesouro Direto

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Outros títulos do tesouro direto além da NTN-C

    Existe na atualidade outros títulos do tesouro direto além do NTN-C. Há tanto opção de títulos pós-fixados como prefixados. Mas para cada investidor possa escolher qual é o melhor para sua carteira, é importante entender o funcionamento dos mesmos.

    LFT (Letra Financeira do Tesouro)

    A LFT (Letra Financeira do Tesouro) bem como a NTN-D (Nota do Tesouro Nacional Série D), são títulos pós-fixados. Sendo que o primeiro é amparado na variação da taxa básica da economia, a taxa SELIC e o segundo é amparado na variação da cotação de venda de dólar no mercado de câmbio de taxas livres.

    LTN (Letra do Tesouro Direto)

    A LTN (Letra do Tesouro Direto) é o único título do governo 100% prefixado. A sua taxa já é predeterminada antes da compra, sendo que independente do que acontecer a rentabilidade estará garantida.

    Esses são, portanto, alguns títulos públicos que são negociados pelo governo diretamente com investidores. Contudo, para realizar a compra deles é necessário a intermediação de uma corretora credenciada.

    Gostou de conhecer um pouco mais do NTN-C? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *