Acesso Rápido

    NTN-F: o que é? Como funcionam as Notas do Tesouro Nacional?

    NTN-F: o que é? Como funcionam as Notas do Tesouro Nacional?

    Com a disseminação da educação financeira no Brasil, diversos investidores tem buscando alternativas de investimento. Nesse sentido, o título NTN-F é uma das opções disponíveis na renda fixa.

    Portanto, a NTN-F é um título do Tesouro Nacional que o investidor sabe exatamente qual a rentabilidade irá receber na data de vencimento.

    O que é NTN-F?

    NTN-F é a sigla para Notas do Tesouro Nacional série F, classificado como título do Tesouro Direto com taxa prefixada e com juros sementais.

    Portanto, é um investimento de renda fixa e sua rentabilidade é atrelada a uma taxa de juros determinada no momento da contratação. Ou seja, o investidor sabe exatamente quanto irá receber se permanecer até o final do vencimento.

    Diferente de outros títulos do tesouro, o NTN-F tem apenas um único papel em negociação, com vencimento previsto para 2029.

    Como funciona a NTN-F?

    A NTN-F tem características semelhantes aos demais títulos do tesouro, porém a rentabilidade é definida no momento da compra. Ou seja, ele apresenta uma taxa prefixada e ao longo do contrato o investidor recebe juros semestrais (cupons) nos meses de janeiro e julho.

    Desse modo, no vencimento do título, o investidor resgata o valor de face, referente a soma do valor aplicado mais a rentabilidade e recebe o último cupom.

    Apesar dos juros serem prefixados, o NTN-F tende a sofrer oscilações do mercado ao longo do tempo. Isto é, até a data do seu vencimento é comum que ocorra variações de preço.

    Desse modo, se o investidor decidir vender o título antes da sua data de vencimento, estará sujeito a volatilidade no preço no ativo. Assim, existe a possibilidade dele resgatar um valor abaixo do que ele investiu ou até mesmo, um valor acima do determinado no contrato, a depender da cotação do dia.

    Por outro lado, se o investidor permanecer com o título até a data de vencimento, ele receberá exatamente a rentabilidade acordada no momento da compra.

    Quais as diferenças entre NTN-F e outros títulos do Tesouro?

    Assim como a NTN-F, existem também outros títulos públicos federais que podem ser adquiridos por qualquer investidor como:

    Entretanto, cada um deles possui a sua própria peculiaridade e taxa de juros, assim a rentabilidade é diferente para cada ativo.

    LTN

    LTN é a sigla de Letra do Tesouro Nacional e é um título do tesouro direto que tem taxa prefixada, também conhecido como Tesouro Prefixado.

    Ou seja, assim como a NTN-F, esse título também pode apresentar uma certa volatilidade no preço.

    Assim, em casos de venda antecipada será considerada a cotação do dia, o que pode ser prejudicial para o investidor. Por isso é um investimento ideal para o longo prazo.

    NTN-B

    A NTN-B, sigla para Nota do Tesouro Nacional série B, é um título público federal que tem a sua rentabilidade indexada à inflação.

    Assim, a NTN-B, também conhecida como Tesouro IPCA+ é um título indicado para quem deseja se proteger da inflação ao longo do tempo, sendo que em uma das suas modalidades, ocorrer o pagamento de juros semestrais.

    LFT

    LFT é a sigla de Letra Financeira do Tesouro e a sua rentabilidade é atrelada à Taxa Selic, taxa básica de juros da economia. Por isso, esse título é conhecido como Tesouro Selic. Desse modo, quanto maior a taxa Selic maior a rentabilidade da LFT.

    Além disso,, a LFT é interessante pra quem deseja formar uma reserva de emergencia, por conta da alta liquidez do ativo.

    Quais as vantagens da NTN-F?

    A principal vantagem da NTN-F é que o investidor saberá exatamente qual a rentabilidade que irá receber sobre o valor da aplicação.

    Além disso, o investidor recebe juros semestrais ao longo do contrato, os quais ele pode reinvestir no próprio título.

    Essa modalidade de título é interessante para o investidor que acredita a taxa oferecida será superior que a taxa Selic no final do contrato, considerando uma rentabilidade nominal. Isto é, sem olhar para a inflação do período.

    Para adquirir o título NTN-F é fácil e está disponível para qualquer investidor, basta adquiri-lo através de uma corretora de valores.

    Vale a pena investir na NTN-F?

    Antes de investir na NTN-F é importante definir quais são os objetivos como investidor e observar o cenário de taxas de juros.

    Afinal, quando há uma expectativa de queda na taxa de juros da economia, essa é uma alternativa interessante. Porém, quando a expectativa é de alta na taxa Selic no longo prazo, os títulos prefixados podem não ser atrativos.

    Logo, se o resgate do título for realizado apenas da data de vencimento, o investidor receberá a rentabilidade acordada no momento da compra.

    Entretanto, por conta da marcação a mercado, a NTN-F pode sofrer oscilações no decorrer do contrato, por isso esse é um título para investimentos de longo prazo. Além disso, é essencial avaliar as taxas e tributações cobradas no título.

    Foi possível entender o que é NTN-F? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Henrique 9 de julho de 2021

      Didática muito boa e esclarecedora!

      Responder
      • Suno Research 12 de julho de 2021

        Olá, Henrique! Tudo certo?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder