Um iniciante deveria começar a investir em Fundos de Fundos Imobiliários (FOFs)?
Uma das principais dificuldades de quem deseja começar a investir, principalmente em fundos imobiliários, é saber com qual fundo começar. São tantas opções e indicadores que o processo pode parecer maçante.
Somando isso ao fato de que é importante diversificar sua carteira de investimentos, ou seja, escolher vários ativos para diluir os riscos individuais de cada, o investidor iniciante pode acabar tendo bastante dificuldade.
O que são FOFs?
Nessa dificuldade surgem os fundos de fundos (FOFs), fundos imobiliários que investem em cotas de outros fundos imobiliários.
Com essa característica, o investidor que compra cotas desse tipo de fundo já começa a investir de forma diversificada. Afinal, a carteira do FOF já apresenta dezenas de cotas de outros fundos.
Portanto, essa é uma forma mais simples e rápida para começar a investir com uma carteira automaticamente diversificada e com um gestor profissional gerindo esse patrimônio, o que pode ser interessante para um investidor iniciante.
Como os FOFs podem ajudar o investidor iniciante?
Assim, olhando com um viés de aprendizagem e eficiência no começo de sua jornada, um FOF pode ajudar bastante o investidor a compreender o mercado de fundos imobiliários, enquanto estuda para diversificar mais sua carteira escolhendo seus próprios ativos.
No entanto, a verdade é que o investidor não precisa ter a ansiedade de diversificar sua carteira o mais rápido possível, atropelando o cuidado de seus estudos e análise.
Qual o melhor fundo imobiliário para iniciantes?
O melhor fundo imobiliário para um iniciante será aquele que ele estudou, analisou e concluiu ser um bom investimento. A diversificação virá com o tempo.
Sobretudo, o mais importante é entender bem o fundo em que se pretende investir, seja um FOF ou outro setor. Afinal, o maior risco está em não saber o que está fazendo.
Gostou dessa edição?