Cuide dos seus investimentos como um jardim

Você sendo um conhecedor ou não de jardinagem, o conceito é bastante simples de entender e aplicar.

Na hora de plantar uma flor ou uma árvore, você precisa preparar o terreno, plantar a semente, regar recorrentemente e continuar cuidando após ela nascer. Os investimentos exigem a mesma dedicação.

Antes de começar a plantar, é preciso preparar o terreno, o que, no caso dos investimentos, seria montar sua estratégia e selecionar quais classes de ativos são adequadas para você.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

Tentar começar sua jornada pulando essa etapa pode se provar bastante infrutífero, pois você pode acabar selecionando ativos inadequados para o seu perfil e não saberá lidar com eles dentro da sua carteira. Tudo isso aumenta o seu risco e potencial de perda.

Depois de selecionar os ativos e plantá-los, você precisa cuidar e regar recorrentemente com aportes constantes. Investir e não ter a disciplina de fazer seus investimentos mensais reduzirá muito o potencial de crescimento do seu patrimônio.

Então, uma árvore que poderia atingir 5 metros de altura e ter muitos frutos, acabaria ficando baixinha e com poucos frutos. O cuidado e a dedicação são necessários para um bom crescimento.

Além disso, da mesma forma que uma semente demora para se tornar uma árvore, você pode não notar tanto progresso no começo da sua jornada. Seu rendimento pode parecer pouco no início, porém, dê tempo para que ele cresça também. O longo prazo é bastante generoso.

Os investimentos começam mais lentos e aceleram com o passar do tempo, com ajuda dos aportes regulares e dos juros compostos. Portanto, não desista deles, não os abandone, principalmente no começo.

E, mesmo depois de seus investimentos já terem florescido, você ainda precisa cuidar deles e acompanhá-los. Um jardim sem cuidados pode passar a ter um solo infértil e ser infestado por pragas. Um investimento sem cuidados pode se tornar arriscado e trazer prejuízos para o seu bolso, impactando sua renda passiva e patrimônio. Gostou desta edição?

Envie seu feedback para [email protected]

MINICURSO INVESTINDO FIIS

ACESSO RÁPIDO
    Marcos Correa
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *