Fundos de Fundos: Veja 5 vantagens de investir em FoFs

O número de investidores na Bolsa vem crescendo a cada dia, e ao final do primeiro trimestre desse ano, total de investidores pessoas físicas já passava de 3,5 milhões. Muitos dos novos investidores entram na bolsa enquanto aprendem sobre o mercado financeiro, e assim buscam alternativas mais simples para investir, como por exemplo, fundos de fundos (FoFs).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Os fundos de fundos, ou FoFs, também acabam atraindo a atenção dos investidores que não tem muito tempo para cuidar dos investimentos. Esses ativos são fundos de investimentos que aplicam em cotas de outros fundos de investimento, e por isso permitem que o investidor tenha uma grande diversificação com apenas uma aplicação.

Os FoFs são divididos de acordo com ativo em que investem, por isso, existem três classificações para eles:

  • Fundos de Fundos Imobiliários
  • Fundos de Fundos Multimercado
  • Fundos de Fundos de Ações

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Assim como todo tipo de ativo, os FoFs têm vantagens e desvantagens. Frente a isso, veja 5 vantagens de investir em Fundos de Fundos:

5 vantagens de investir em FoFs

1. Diversificação instantânea

Para o analista CNPI da Suno Research, Jacinto Santos Neto, a primeira vantagem dos FoFs é a diversificação instantânea.

Quando um investidor investe em um Fundo de Fundos ele automaticamente tem acesso a diversos outros investimentos, e tudo isso, apenas com uma aplicação.

Além disso, os fundos em que o FoF investe podem investir em mais de um ativo, o que aumenta ainda mais a diversificação.

Marcos Correa, especialista FIIs da Suno Research, destaca que esse pode ser um ponto positivo também para os investidores que não têm capital para comprar muitos ativos.

2. Exposição à fundos exclusivos

Outra vantagem dos FoFs, para Santos,  é que os investidores ficam expostos, mesmo que indiretamente, à fundos que são exclusivos para investidores qualificados ou profissionais.

Assim, os investidores iniciantes podem ter acesso à fundos e ofertas dos quais não podem participar diretamente.

3. Gestão Profissional

Ao investir em um FoF, o investidor automaticamente terceiriza a tarefa de escolher os fundos para um gestor profissional, lembra Correa.

Segundo ele, essa é uma vantagem que deve ser levada em consideração, pois além de economizar esforços montando uma carteira bem diversificada, o investidor tem acesso a visão de um gestor profissional para escolher onde o fundo investirá.

“Mesmo quem tem carteira diversificada, esquece que o gestor tem acesso e conhecimento superior a uma pessoa física”, destaca Correa.

O gestor, através do fundo pode ter acesso à  ofertas restritas que investidores comuns não teriam, além de ter mais informações do mercado financeiro do que um investidor iniciante, afinal faz parte do trabalho dele ficar de olho no mercado. Assim, o gestor pode fazer uma análise melhor que um investidor pessoa física.

Jacinto ainda lembra que com os Fundos de Fundos Imobiliários, os investidores podem saber sobre a visão do gestor a respeito de cada nicho de atuação de cada FII que o FoF investe.

4. Carteira do FoF

Outra vantagem dos FoFs, é que a carteira do fundo fica disponível através dos relatórios gerenciais.

Com isso, os investidores em geral podem ver em que ativos esse fundo está investindo .

Ademais, pra quem não tem tempo, ou não gosta de acompanhar sua carteira, o FoF pode ser uma escolha mais fácil, pois é uma coletânea de fundos.

5. Exposição à FIIs menos líquidos

Jacinto também ressalta que através de um Fundo de Fundos Imobiliários, o investidor pode aumentar sua exposição à fundos imobiliários com menos liquidez, ainda que de maneira indireta.

Mesmo que com menor liquidez em relação à outros FIIs, alguns desses fundos podem ter estratégias interessantes.

Desvantagens de investir em Fundos de Fundos

Por mais que os investidores procurem, ainda não encontraram um ativo que seja perfeito, e assim como em todos os ativos que conhecemos, além de vantagens também existem pontos negativos de investir em FoFs.

Se por um lado, ter um gestor profissional para escolher onde o fundo irá investir é uma vantagem, por outro lado o investidor não pode escolher em quais ativos o FoF irá aplicar.

Nesse sentido, Jacinto destaca que o investidor não poder escolher a carteira do Fundo de Fundos pode ser um ponto negativo.

Já Correa lembra que “da mesma forma que você terceiriza, você  perde o controle. Você não controla onde o gestor vai investir. O máximo que se  pode fazer é sair do fundo”.

Um segundo ponto negativo lembrado pelos especialistas, é a dupla taxação.

Correa explica que o FoF tem a sua própria taxa, mas os fundos em que ele investe também cobram taxas. “Até chegar no cotista tem duas camadas de taxa”, pontua. No entanto, ele lembra que se o Fundo de Fundos está conseguindo compensar a dupla taxação, não é um ponto tão negativo.

Além disso, Jacinto salienta outro ponto que pode não ser tão bom para os investidores de fundos de fundos imobiliários: o giro da carteira do FII nem sempre traz ganho de capital para o cotista, o que pode prejudicar os rendimentos.

Ademais, os especialistas frisam que um FoF não tem a característica de valorização que um FII de tijolo tem, por exemplo. Isso pode ser um ponto negativo para os  investidores que focam em investir para valorizar patrimônio.

Frente a isso, Correa destaca que “um FoF é muito bom quando o mercado está  subindo, mas quando o mercado está caindo, ele acompanha”.

O que devo analisar antes de investir em FoFs?

Visto as vantagens e desvantagens apresentadas, surge a dúvida: “o que analisar antes de investir em um Fundo de Fundos?”.

Para Correia, o principal ponto para se considerar é a gestão. A maneira como o ativo é gerenciado, tem que estar de acordo com a sua filosofia de gerenciamento. Já Jacinto salienta que a experiência do gestor também é importante.

Além disso, Correa destaca que o preço também deve ser analisado com cuidado, pois se o ativo estiver muito caro, o investidor pode simplesmente comprar as cotas dos ativos em que o FOF investe. Nesse cenário, se a cota do fundo estiver muito cara, isso pode acabar afastando os investidores.

Vale destacar que portfólio do fundo também precisa ser analisado com cuidado na hora de investir. É interessante que o investidor observe a diversificação do FoF, pois pode ser que o fundo esteja focado em um setor que o investidor não gosta, por exemplo.

A estratégia do fundo também merece certa atenção. A estratégia tem que bater com estratégia da carteira do investidor, afirmam os especialistas. O investidor precisa saber se ele tem foco em renda ou em ganho de capital.

O investidor ainda deve analisar se o fundo tem conseguido entregar desemprenho total, que corresponde ao seu nicho de atuação ou aos seus pares.

Investir em FoFs com cuidado

Antes de qualquer investimento em Fundos de Fundos (FoFs) é importante ressaltar que quitar as dívidas e construir uma reserva de emergência deve sempre ser a prioridade. Os analistas da SUNO Research sempre salientam que é necessário antes poupar dinheiro para depois investir, e nunca se endividar para investir ou investir endividado. Esta matéria não é uma recomendação de investimento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião