Rendimento de fundos imobiliários poderá ser taxado em 15%; Entenda o que muda

Os investidores em fundos imobiliários tiveram um dia difícil nesta sexta-feira (25). A proposta apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, retira a isenção de imposto de renda, um dos principais incentivos para o investimento em FIIs.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

E o mercado reconheceu rapidamente o risco de taxação nos rendimentos pagos mensalmente pelos fundos imobiliários e o precificou esse cenário negativo nos principais FIIs do mercado. O IFIX, índice do setor, registrou o pior dia do ano com recuo de 2%, após recuperar parte das perdas no meio da tarde.

Os fundos imobiliários têm ganhado um grande fôlego no Brasil nos últimos anos, durante o período de queda da taxa Selic. Em setembro do ano passado, os FIIs atingiram a marca de um milhão de investidores. No entanto, caso a proposta da reforma tributária seja aprovada, a mudança pode impactar a decisão dos investidores.

Número de investidores em FIIs. Foto: Reprodução Boletim Mensal Fundos Imobiliários B3
Número de investidores em FIIs. Foto: Reprodução Boletim Mensal Fundos Imobiliários B3

Em uma live em seu canal do Youtube, Marcos Baroni, especialista em FIIs da Suno Research, explica que a proposta de reforma tributária apresentada pelo governo “é uma harmonização das alíquotas praticadas em fundos de investimentos no geral”. Veja o vídeo abaixo

A proposta prevê a taxação de todos os fundos em 15%. A proposta seria uma “harmonização das alíquotas” pois atualmente, os fundos de diferentes tipos têm alíquotas diferentes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os fundos de curto prazo, por exemplo, têm uma taxa de 22,5% para os investidores que deixarem o dinheiro aplicado por 180 dias, mas a alíquota cai para 20% para quem deixar o dinheiro aplicado por mais tempo.

Já os fundos de longo prazo também contam com uma taxa de 22,5% para quem aplicar o dinheiro por até 180 dias, mas a taxação cai para 15% para os investidores que deixarem o dinheiro por mais de 720 dias.

No caso dos fundos imobiliários, a proposta estuda o “fim da isenção sobre os rendimentos distribuídos a pessoa física no caso de FII com cotas negociadas na bolsa a partir de 2022″, e a “tributação dos demais cotistas cai de 20% para 15% na distribuição de rendimentos, na amortização e na alienação de cotas”, como mostra o documento do governo.

Taxação de fundos imobiliários
Taxação de fundos imobiliários

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/62893415-minicurso-fundos-imobiliários.png

No entanto, Baroni lembra que a proposta mantém a isenção para Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Cerificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), Letras de Credito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs).

IFIX recua 2% no pior dia do ano com taxação de fundos imobiliários

Refletindo o cenário atual, hoje o IFIX, índice de FIIs da B3, fechou aos 2.725,08 pontos, apresentando uma queda de 2,02%, no pior dia do ano.

Na visão de Baroni, “2021 vai ser um ano bem desafiador para fundos imobiliários nesse contexto tributário”. Segundo ele, “as emissões que vinham em andamento, dificilmente seguirão, e segundo ele a queda do IFIX deve seguir ocorrendo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião