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    Indicadores de atividade: quais são os mais importantes e como calculá-los?

    Indicadores de atividade: quais são os mais importantes e como calculá-los?
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    Os indicadores de atividade são uma parte vital da administração de empresas, auxiliando no controle e otimização dos processos do ciclo operacional empresarial.

    Portanto, o ciclo operacional de uma empresa pode ser avaliado através dos indicadores de atividade: quanto mais baixo o indicador, melhor a empresa está se saindo, o mesmo com os indicadores do ciclo de caixa.

    O que são indicadores de atividade?

    Os indicadores de atividade têm o objetivo de, essencialmente, mensurar as várias etapas do ciclo de uma empresa. Tais processos, medidos pelos indicadores de atividade, vão da gestão de estoques até o prazo dado aos clientes a partir das vendas de mercadorias.

    Estes indicadores são essenciais para a gestão de uma empresa. Também têm a função de medir os processos do ciclo empresarial.

    Tais indicadores auxiliam no gerenciamento do capital de giro. Porém, em períodos com alta inflação e aumento do custo de captação bancária, eles são mais úteis.

    Principais indicadores de atividade

    indicadores de atividade

    1. Prazo Médio de Estocagem (PME)

    Também chamado de Prazo Médio de Rotação de Estoques. Aponta a eficiência de administração dos estoques e a agilidade operacional produtiva.

    Corresponde ao período entre o tempo em que o produto permanece armazenado até sua venda.

    Quanto maior for o PME, mais prazo para os artigos do estoque permanecerem armazenados, o que significa maior necessidade de recursos financeiros.

    A fórmula do PME é:

    • PME = CPV/EM;

    2. Prazo Médio de Recebimento dos Clientes (PMR)

    Metodologia como a do cálculo do PME, visto que as receitas de vendas totais são calculadas ao se considerar o preço unitário das vendas, multiplicado pela quantidade de produtos vendidos.

    A fórmula do PMR é:

    • PMR = (Duplicatas a Receber/Vendas)*360;

    3. Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP)

    A PMP é conseguida com média do fornecedor dividida pelo CMV, sendo o resultado multiplicado por 360.

    A fórmula do PMP é:

    • PMP = (Fornecedores* 360/Compras)*360;

    As Compras Anuais Médias, por sua vez, são apuradas da seguinte maneira: Custo das Vendas menos Estoque Inicial, mais Estoque Final.

    Somando-se o Prazo Médio de Estocagem ao Prazo Médio de Recebimento dos Clientes, chega-se ao indicador do ciclo operacional, que mostra o tempo da gestão interna da empresa em relação ao processo produtivo e aos prazos dados aos clientes para que as vendas sejam efetuadas.

    A partir dos dados do ciclo empresarial, consegue-se então o prazo que a empresa obtém com seus fornecedores para aquisição de matérias-primas.

    Quanto maior for o prazo para pagamento aos fornecedores, melhor para o caixa da empresa.

    Indicadores de atividade financeira

    Existem também os indicadores de atividade financeira da empresa, que medem o ciclo financeiro da mesma.ndicadores de atividade financeira apontam a situação do ciclo financeiro, que é o período desde a efetuação dos pagamentos até o recebimento dos clientes.

    Durante tal ciclo, a empresa financia o ciclo operacional. O ideal é que esse período não seja muito grande, visto que tornaria o ciclo operacional muito caro.

    Rotação de Ativo

    Dentro dos indicadores de atividade financeira, a Rotação de Ativo (RE) indica quantas vezes se conseguiu recuperar o ativo, diante das vendas realizadas no período.

    Quanto maior o RE, melhor para a empresa, tendo em vista, no entanto, o ramo da organização considerada.

    A fórmula da Rotação de Ativo é:

    • RA = Vendas Líquidas/Ativo Médio

    Se você quer entender mais como analisar indicadores de atividade de uma empresa, conte com a ajuda da Suno. Disponibilizamos a você, gratuitamente, o curso Valuation e Precificação de Ativos.

    Tiago Reis
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