Acesso Rápido

    IFC: o que é? Qual a função da Corporação Financeira do Banco Mundial?

    IFC: o que é? Qual a função da Corporação Financeira do Banco Mundial?

    O IFC (International Finance Corporation) e o Banco Mundial tem um papel importante na evolução da renda per capita em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

    Portanto, para entender os esforços mundiais para estimular economias menos desenvolvidas, reduzindo o nível de desigualdade de renda entre países, é fundamental conhecer o trabalho do IFC.

    O que é o IFC?

    A International Finance Corporation (IFC) é conhecida nacionalmente como a Corporação Financeira Internacional, importante instituição, membro do Grupo Banco Mundial.

    O foco principal da instituição é fortalecer o setor privado de países com menor grau de desenvolvimento, visando o combate a desigualdade de renda entre países e a pobreza extrema de algumas regiões do globo.

    Quando surgiu a Corporação Financeira Internacional?

    A Corporação Financeira Internacional foi criada no ano de 1956, com o objetivo de incentivar a produtividade e, consequentemente, geração de empregos e renda, em regiões defasadas em desenvolvimento econômico.

    Desde lá, a IFC conta com 184 países membros que determinam as políticas e iniciativas da organização democraticamente.

    Historicamente, a instituição atua em mais de 100 países subdesenvolvidos ou em estágio de desenvolvimento, contribuindo sobretudo para a eficiência do ambiente econômico da região auxiliada.

    Sem dúvidas, o trabalho realizado pela instituição é fundamental na luta por elevar o padrão de vida de populações pobres e vulneráveis localizadas em regiões que estruturalmente dificultam a mobilidade social dos indivíduos.

    Como o IFC estimula o desenvolvimento do setor privado?

    A tarefa de estimular o setor privado em regiões economicamente subdesenvolvidas não é nada fácil.

    Para isso, o IFC e Banco Mundial, buscam ajudar o desenvolvimento do setor privado em determinadas regiões de diversas maneiras:

    • Investindo diretamente em empresas através de investimento de capital, empréstimos com juros competitivos, emissão de títulos de dívida de crédito privado e garantias;
    • Mobilizando capital de outros investidores e possíveis financiadores através de empréstimos paralelos, sindicalizações, entre outras estratégias;
    • Promove serviços de consultoria e mentoria para empresas e instituições governamentais, estimulando o investimento privado e melhorando o ambiente de negócios na região.

    Qual a relação entre o IFC e o Banco Mundial?

    O Banco Mundial é uma das principais instituições do mundo, tendo como um dos principais objetivos a redução da pobreza e da desigualdade.

    Para este fim, o banco fornece crédito e outras formas de financiamento. O Banco Mundial financia programas de educação, projetos de infraestrutura, saneamento básico, combate a fome, entre outros importantes pontos ligados a qualidade de vida.

    Nesse contexto, o Banco Mundial conta com um grupo várias instituições coerentes em relação ao objetivo do banco. Entre essas instituições estão:

    • Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento: realiza empréstimos para países de renda per capita média ou baixa;
    • Associação Internacional de Desenvolvimento: realiza empréstimos sem juros para os países mais pobres do mundo.
    • Corporação Financeira Internacional (IFC): foca no setor privado de países em desenvolvimento, financia investimentos e mobiliza capital internacional.
    • Entre outras instituições.

    Portanto, fica claro que o IFC é um dos “braços” do Banco Mundial para atingir o objetivo de desenvolver e melhorar as condições de vida em áreas mais necessitadas do globo.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é e como funciona o IFC? Deixe dúvidas ou comentários no espaço abaixo.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Abimael ferreira 2 de agosto de 2021

      Sem dúvida e um tema de extrema importância me trouxe luz ainda mais de papéis internacionais em funcionamento ao auxílio financeiro e com objetivos sociais afim de elevar padrões de acesso mais democráticos nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimentos , favorecendo um melhor acesso a crédito e uma melhor alcance a uma dignidade de vida mais justa e equilibrada. Considero como Agentes com suas ferramentas , em objetivos de ajuda e socorro tanto financeiro quanto social aos menos favorecidos no meio de grandes concorrentes de grandes corporações de estruturas monopolistas e oligopolistas mundias ou até nacionais.

      Responder
      • Suno Research 3 de agosto de 2021

        Obrigado, Abimael!
        É muito bom saber que você ficou satisfeito com o nosso conteúdo.
        Atenciosamente, Equipe Suno

        Responder
    • Taylor Diego Ryan 14 de agosto de 2021

      InvesInvestimento Fuib

      Responder
    • Taylor Diego Ryan 14 de agosto de 2021

      Yours Faithfully,
      Andrey Kostya
      Operations Manager
      ————————————–
      FUIB Head Office Address:
      1,400 postamats 1D HRUSHEVSKOHO STR.,
      KYIV, 01001, UKRAINE. Phone Number:
      +380-94-710-1046
      Email:[email protected]

      Responder