Acesso Rápido

    Iban: entenda a função do Internacional Bank Account Number

    Iban: entenda a função do Internacional Bank Account Number

    Quem já tentou enviar uma remessa de dinheiro para o exterior, seja para a conta dos filhos, amigos ou mesmo em transações com pessoas que moram fora já se deparou com o Iban.

    Entender para que serve o Iban pode ser benêfico para o planejamento financeiro pessoal.

    O que é Iban?

    Iban é a sigla para Internacional Bank Account Number que, traduzindo para o Português significa “número internacional da conta bancária”. Trata-se de um código único que identifica cada uma das contas abertas no Exterior. Com ele, o risco de erros nas transações internacionais é bastante reduzido.

    Ele padroniza a identificação das contas em bancos ao redor do mundo, sejam eles quais forem, funcionando como um validador de conta bancária.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O código Iban pode ser utilizado também por quem tem uma conta bancária no Brasil, mas deseja receber dinheiro de alguma pessoa ou empresa que more ou esteja lotada no Exterior. E não é preciso nenhum acréscimo de documentos para abrir a conta.

    Sem ele, no entanto, não é possível enviar dinheiro para a conta desejada no exterior ou mesmo recebe-lo, uma vez que o depositante não terá sucesso em sua transferência.

    Como encontrar o Iban?

    É bem fácil achar o código Iban. Ele consta no contrato de abertura da conta. Desta forma, o usuário pode localizá-lo sem maiores dificuldades – desde que tenha guardado adequadamente este documento.

    Se este não for o caso, ainda é possível encontra-lo na área de transferências internacionais do internet banking. O que facilita o processo para quem perdeu ou jogou fora o documento.

    Como é composto o código Iban?

    O código é formado por até 34 caracteres alfanuméricos, ou seja, mescla letras e números em sua composição. A quantidade total variará de acordo com as instituições financeiras.

    Os dois primeiros dígitos são o código do país no qual a conta foi aberta. Em seguida vêm os dígitos de verificação para somente então vir a sequência de números, que representam a conta básica.

    Sua extensão dificulta a memorização do usuário, ainda mais aquele com tendência a esquecer números. Por isso, o ideal é deixá-lo salvo em um local seguro, mas de fácil acesso, para quando precisar utilizá-lo.

    Funções do Iban

    Além de prevenir que o dinheiro depositado volte ou vá para o destinatário errado, o Iban ainda possibilita que empresas estrangeiras paguem funcionários ou colaboradores que morem em outros países.

    Este tipo de transação acontece frequentemente com pessoas que trabalham com tecnologia da informação e conseguiram um contrato com empresas de fora. Isso sem precisar sair do país.

    Para receberem seu salário, estes profissionais precisam do código internacional utilizado para validar conta bancária – desde que não haja o encerramento do conta.

    O mesmo vale para executivos que, porventura, tenham mudado de país, seja para trabalhar em uma filial da empresa na qual já atuavam ou como correspondentes (prática comum nas empresas de mídia e jornalismo).

    Para controlar gastos e recebimentos oriundos do exterior, vale utilizar a planilha de vida financeira ofertada pela Suno Research.

    Foi possível saber mais sobre o Iban? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *