Acesso Rápido

    Empreendedorismo social: entenda o que é e qual a sua importância

    Empreendedorismo social: entenda o que é e qual a sua importância

    Em um país é possível existirem diversas categorias de empreendimento, indo desde o empreendedorismo tradicional até o empreendedorismo social.

    Sendo assim, o empreendedorismo social ocupa um papel importante no cenário macroeconômico, visto que ele assume um propósito na sociedade.

    O que é empreendedorismo social?

    O empreendedorismo social acontece quando um empreendedor decide montar um negócio com o objetivo de gerar benefícios para uma determinada parcela da sociedade.

    Esses benefícios podem ser inclusão social, melhorias na cidade, formação profissional de uma determinada camada social, dentre outros. Um empreendimento social não tem como foco principal a lucratividade.

    Qual a função do empreendedorismo social?

    O empreendedorismo social serve para melhorar algo na sociedade. No Brasil, ele pode estar relacionado a alfabetização de uma comunidade ribeirinha, o desenvolvimento de uma tecnologia para o reuso da água, melhoria na saúde, dentre outros.

    Em geral, costuma surgir em tempos de crise ou diante de um problema social que carece de solução. Por isso, o seu foco principal é contribuir para melhorar aquele determinado problema.

    Sendo assim, a principal característica do empreendedorismo social é solucionar um problema de âmbito social através de uma empresa que consiga gerar recursos para se manter.

    Portanto, ele se difere de uma ONG pelo fato de conseguir caminhar com as próprias pernas, não dependendo de assistência governamental, doações ou fundos.

    Nesse contexto, receber capital de terceiros pode fazer parte dos planos dessa categoria de empreendimento, mas não deve ser necessária para a sua sobrevivência. 

    Resumidamente, esse empreendedorismo percorre um ciclo onde no primeiro momento é identificado um problema considerado injusto na visão coletiva. Depois é implantada a iniciativa que visa resolver esse problema.

    Por exemplo, o Brasil tem uma grande parte da população que não passou pelo processo de bancarização, que pode ser interpretado como um problema social, dado que essa parcela da população não tem acesso ao crédito, investimentos, educação financeira etc.

    Qual a importância do empreendedorismo social?

    O empreendedorismo social no Brasil tem uma grande importância para a sociedade como um todo, uma vez que o negócio nasce com o objetivo de melhorar algum problema social.

    Esse problema pode ser a desbancarização, analfabetismo de uma parte da sociedade, falta de acesso ao saneamento básico, má utilização de recursos hídricos entre outros.

    Ao criar uma empresa que tenha como foco a resolução desses tipos de problema, o empresário está contribuindo com a sociedade e desempenhando um papel fundamental na economia.

    Foi possível entender o que é o empreendedorismo social? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *