Acesso Rápido

    Bancarização: o que é? Entenda qual é a sua importância

    Bancarização: o que é? Entenda qual é a sua importância

    Nos últimos anos, o sistema bancário tem passado por diversas mudanças que geram transformações no dia a dia das pessoas, como o avanço da bancarização no Brasil.

    O processo de bancarização é importante para garantir que as pessoas tenham acesso a uma conta bancária, por exemplo, e assim melhorar o seu planejamento financeiro familiar.

    O que é bancarização?

    Bancarização é a inclusão de pessoas no sistema bancário. É esse processo que visa garantir o acesso aos serviços financeiros, assim como ao crédito no país.

    Segundo o relatório do II Fórum Nacional do Banco Central sobre Inclusão Financeira, publicado no ano de 2010, é considerada bancarizada uma pessoa que tenha uma aplicação, uma conta corrente de qualquer modalidade ou algum tipo de empréstimo.

    Dessa forma, quem tem uma conta bancária, seja ela em um banco tradicional ou digital, e fez a movimentação dela nos últimos 6 meses, é considerada uma pessoa bancarizada.

    Quais os impactos da bancarização no Brasil e no mundo?

    Apesar de um a cada três brasileiros não possuírem uma conta em uma instituição bancária, o Brasil é considerado um país com alto percentual de bancarização.

    Segundo o Relatório de Cidadania Financeira 2018, divulgado pelo Banco Central, 86,5% da população adulta do país mantém algum tipo de relacionamento bancário. No entanto, esse percentual inclui também as contas sem movimentação há alguns meses.

    Por isso, outro relatório publicado pelo Banco Mundial, chamado Global Findex 2017, aponta que a porcentagem oficial de bancarizados no Brasil é de apenas 70% da população.

    Um dos pontos interessantes do relatório é que ele mostra que 86% dos desbancarizados estão concentrados nas classes C, D e E, sendo que 45% da população recorre a amigos e parentes quando precisa tomar um empréstimo.

    Quais as vantagens da bancarização?

    A principal vantagem da bancarização é a melhoria que ela traz no controle e planejamento financeiro das pessoas. Pois, a digitalização da informação facilita o acompanhamento das entradas e saídas do orçamento.

    Além disso, ela gera mais facilidade tanto para pagar quanto para receber uma conta. Afinal, é possível fazer transferências, pagamento de boletos, tributos e até contas de consumo em aplicativos.

    Uma outra vantagem trazida pela bancarização é o acesso ao crédito que proporciona a realização de compras de bens duráveis como uma casa, um veículo ou até mesmo um eletrodoméstico com mais facilidade.

    E por fim, a bancarização também dá acesso a investimentos como CDB, Tesouro Direto, fundos de investimentos e ações na Bolsa de Valores.

    Qual a importância da bancarização?

    A bancarização é importante não só para o desenvolvimento econômico do país, como também para a qualidade de vida das pessoas. Quanto maior é o acesso aos serviços financeiros, maior é a organização financeira.

    Além disso, por proporcionar mais acesso ao sistema de crédito, a bancarização também colabora para o desenvolvimento do comércio, uma vez que há mais consumo e consequentemente mais giro econômico.

    Assim, o acesso a todos esses serviços financeiros é chamado base da cidadania financeira que permite a todos os cidadãos, gerenciarem de maneira correta os seus bens e recursos.

    Foi possível entender o que é bancarização? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tags
    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *