Acesso Rápido

    Orçamento ABCD: o que é e como organizar o orçamento familiar?

    Orçamento ABCD: o que é e como organizar o orçamento familiar?

    Com o orçamento ABCD, a família pode aprender a como economizar dinheiro, sem abdicar daquilo que é importante e fundamental.

    Afinal, com o orçamento ABCD, os gastos e pendências de uma família e um individuo são bem divididos em níveis relativos ao grau de necessidade.

    O que é orçamento ABCD?

    O orçamento ABCD é um método de organização orçamentária para famílias e indivíduos que desejam organizar suas finanças pessoais.

    Utilizando o método ABCD, o individuo faz uma séria avaliação dos seus gastos, diferenciando aqueles que são essenciais, contornáveis e os que são desnecessários.

    Como funciona o orçamento ABCD?

    O modelo ABCD ajuda na organização dos gastos de uma pessoa ou família separando em algumas categorias.

    As categorias do orçamento ABCD, como o nome indica, vão de A à D:

    • Alimentação: todas as despesas necessárias relacionadas a alimentação e suprimentos fundamentais;
    • Básico: contas básicas, como aluguel, luz, água, internet e celular;
    • Contornável: aquilo que o individuo adquire para tornar sua vida confortável, mas que pode ser cortado ou reduzido, sobretudo em momentos de menor restrição orçamentária;
    • Desnecessário: gastos com produtos ou serviços subutilizados, como a assinatura recorrente de um programa ou serviço que a família não utiliza.

    Para quem deseja utilizar esse método para organizar o orçamento familiar, o primeiro passo é anotar todos os gastos e classificar conforme as letras ABCD.

    É fundamental, para que o processo seja bem feito, que o individuo não negligencie nem um gasto, até mesmo o chiclete comprado em uma conveniência de posto de gasolina, por exemplo.

    Como organizar o orçamento familiar?

    O primeiro passo para organização do orçamento familiar é ter uma noção quantitativa e qualitativa exata dos gastos da família em um mês.

    Após isso, o segundo passo é dividir os gastos em prioridades. Despesas que forem classificadas como A e B, não podem de forma alguma ser eliminadas, afinal são indispensáveis.

    Já os gastos enquadrados em C, devem ser repensados. Se a situação da família for de dívidas ou de déficit no orçamento, é fundamental passar um “pente fino” e rever as prioridades no grupo C.

    Por outro lado, aquelas despesas classificadas como D devem ser reduzidas ou até eliminadas, já que são desnecessárias para a vida da família, sobretudo quando não são aproveitados.

    Uma boa dica para toronar processo da organização ABCD mais eficiente é fazer toda a anotação e avaliação dos gastos através de uma planilha de Excel.

    Essa categoria de ferramenta acaba sendo muito útil para ter uma boa noção exata dos gastos e atualizar o que for necessário mês a mês.

    Para que serve o orçamento ABCD?

    Métodos de organização orçamentárias são muito importantes para a saúde financeira. Por isso, vale a pena conhecer algumas das principais vantagens do orçamento ABCD.

    • Evitar a contração de dívidas desnecessárias e, consequentemente, despesas com juros;
    • Gerar economias a partir da análise das receitas e custos reais da família;
    • Auxílio na projeção do excedente financeiro mensal, que poderá ser utilizado para a construção de uma reserva de emergência e, até mesmo, de uma carteira de investimentos;
    • Método é útil para todas as faixas de renda e para diferente objetivos financeiros.

    Esse artigo te ajudou a entender mais sobre o orçamento ABCD? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *