5 dicas de como sair do vermelho em 2023: um ano sem dívidas

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como sair do vermelho em 2023, ou até mesmo se isso é possível, visto a sua situação ser bastante grave considerando suas possibilidades.

Contudo, apesar de não ser fácil tomar decisões que ajudem uma pessoa a como sair do vermelho, é possível com bastante disciplina e educação financeira melhorar a situação.

Como sair do vermelho em 2023: Por onde começar?

Existem atualmente diversas metodologias disponíveis que ensinam as pessoas como sair do vermelho financeiramente em 2023.

A falta de uma educação financeira sólida, bem como o aumento da oferta de produtos são fatores que podem levar muita gente ao endividamento. Contudo, apesar de parecer difícil, é possível melhorar o endividamento até liquidá-lo definitivamente.

Uma das metodologias disponíveis que ensina como quitar dívidas é a metodologia Bola de Neve. Por meio dela, é possível através de um bom planejamento alcançar resultados satisfatórios.

WEBINARIO SUNO INTER

Porque a expressão “estar no vermelho”?

A expressão: “estar no vermelho” significa que a pessoa está endividada ou sem dinheiro. Portanto, está pessoa não tem mais como gastar dinheiro.

A expressão é muito utilizada para dizer que uma pessoa não tem crédito, ou não tem condições de arcar com mais obrigações.

7 Dicas de redução de dívidas para 2023:

Para aprender como sair do endividamento, segue cinco dicas que vão lhe ajudar na redução das dívidas. Conseguir vencer as dívidas não é nada fácil, mas quanto antes a pessoa começar a pagar e se organizar, melhor.

1. Mapeie o valor e os juros

Compreender quanto de juros está se pagando devido às dívidas é importante. Ter conhecimento sobre os danos que as dívidas fazem nas finanças é necessário para incentivar o pagamento quanto antes.

Ao manter o controle sobre as despesas, identificando quais são os gastos, a pessoa terá mais condições de avaliar onde pode cortar despesas para pagar as dívidas e posteriormente construir uma reserva de emergência para 2023.

Assim, uma calculadora de juros pode servir como uma calculadora para sair do vermelho

EBOOK 10 LIVROS

2. Planeje os pagamentos

Existem várias contas que possuem datas para pagamento, como a conta de luz, aluguel, telefone, agua dentre outras.

Sabendo das datas, a pessoa tem condições de se planejar, evitando ficar sem dinheiro nesses períodos.

Inclusive, ao planejar os pagamentos a pessoa pode fazer uma análise das receitas e avaliar se será necessário buscar uma renda extra, renegociar as dívidas e até reduzir parte dos custos.

3. Renegocie as dívidas

Em muitos casos, renegociar as dívidas é algo necessário para conseguir pagá-las. Como os bancos e demais instituições financeiras trabalham com os juros compostos sobre as dívidas, muitas delas acabam ganhando proporções quase que impagáveis.

GUIA PRATICO PLANEJAMENTO FINANCAS PESSOAIS HERANCA

4. Reduza os custos

Diminuir as despesas é algo que deve entrar na pauta para diminuir o orçamento. Uma forma de diminuir as despesas é substituindo as “saídas” pelo Ifood, por exemplo.

5. Aumente a sua segurança

Muitas vezes as pessoas que estão endividadas não vão encontrar formas de reduzir as despesas, fato que vai exigir um incremento da renda que pode ser feito por meio de “renda extra” por outros trabalhos, como o freelance. Investir em ativos que geram renda também é uma solução.

6. Use uma planilha para sair do endividamento

Ao controlar todas as suas despesas, ou seja, controlar os gastos através de uma planilha, a pessoa conhecerá como utilizar seu dinheiro ao longo de um período, podendo controlar quanto poupar e quanto gastar.

As vantagens de ter uma planilha de controle de gastos são muitas. Aqui vão às vantagens mais relevantes:

  • Entender como o dinheiro é gasto;
  • Encontrar formas de economizar o dinheiro:
  • Planejamento orçamentário;

Logo, essa planilha vai facilitar para a pessoa entender os gastos mais desnecessários que podem ser cortados, até porque sem um acompanhamento não tem controle para onde o dinheiro está indo.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

7. Adquira uma renda extra

Talvez essa seja a dica que mais pode acelerar o seu objetivo de sair das dívidas. Hoje existem milhares de opções de trabalho freelancer que oferecem uma boa renda extra.

Aqui vão 5 dicas de renda extra:

  1. Trabalhe como afiliado
  2. Dê aulas particulares e consultorias
  3. Monte um e-commerce
  4. Escreva para clientes na internet
  5. Faça designs e edições audiovisuais

Metodologias para sair do vermelho em 2023

Existem duas metodologias que tem condições de tirar as pessoas do vermelho. A primeira se trata da metodologia 80/20 e a segunda da “bola de neve”. Conheça mais.

O que é a metodologia “80/20”?

O Princípio de Pareto foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto e diz o seguinte: Para 80% dos problemas, há 20% de causas.

Ou seja, se uma pessoa tem o orçamento com 80% de dívidas, esses valores estão sendo causados por 20% de dívidas.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como usar a 80/20 para pagar dívidas?

Para quitar as dívidas em 2023, é necessário cuidado com o efeito de juros compostos. Como as dívidas tendem a ganhar proporções gigantescas, conforme elas não vão sendo pagas, a pessoa precisa negociar os valores.

Ao tentar solucionar esses 20%, é provável que os 80% do orçamento deixe de ser comprometido exclusivamente com as dívidas.

O que é a metodologia bola de neve?

Essa metodologia foi desenvolvida pelo guru de finanças norte-americano Dave Ramsey. Nela, uma determinada pessoa precisa primeiramente levantar todas as suas dívidas listando-as da menor até a maior.

Para isso é preciso levar em consideração também a taxa de juros que cada dívida possui, avaliando a possibilidade de realizar uma troca de dívida. Dessa forma, de acordo com o método, que ensina como sair das dívidas, deve-se priorizar o pagamento das pendências menores, bem como as que possuem juros mais corrosivos.

De acordo com essa metodologia que ensina como fazer um planejamento financeiro para 2023 bem como acabar com as dívidas, a pessoa precisa sentir-se motivada. Para isso, portanto, precisa conseguir ir eliminando algumas dívidas, e esse é o motivo de priorizar as menores.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como pagar dívidas usando o método bola de neve?

Primeiramente, após realizar um levantamento de todas as dívidas existentes é preciso priorizar as menores bem como as que possuem juros mais corrosivos.

Caso exista alguma dívida grande com juros altos é preciso tentar negociá-la ou até mesmo substituí-la por outra.

A disciplina é um dos fatores chave para sair do vermelho. Afinal, não é uma tarefa fácil, que acontece no curto prazo. Por isso, é preciso ter em mente que para alcançar o objetivo central é preciso realizar algumas mudanças de hábitos.

Sendo assim, juntamente com o planejamento e reorganização da dívida é preciso fazer um levantamento das entradas e saídas financeiras do mês, buscando classificar as contas para então avaliar onde é possível realizar cortes.

EBOOK 10 LIVROS

Então é possível sair do vermelho em 2023?

Embora possa ser um grande desafio, seguindo a risca o método proposto, é possível sair do vermelho. Contudo, isso depende do esforço da pessoa além de como as dívidas estão estruturadas.

Pois, o credor não está disposto em um primeiro momento a diminuir os juros, prolongar os prazos, ou até mesmo ficar sem receber por um tempo. Logo, pode acontecer dele acionar a justiça para cobrar o que julga ser seu por direito.

No entanto, dar o primeiro passo é fundamentalmente importante para equilibrar as finanças atingindo uma vida mais tranquila e menos endividada.

Foi possível saber mais sobre como sair do vermelho em 2023? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Perguntas frequentes sobre como sair do vermelho
Qual o primeiro passo quando se está endividado?

O primeiro passo está em identificar o tamanho da dívida. Ao conhecer o verdadeiro cenário, a pessoa terá condições de dar os próximos passos para resolver a situação.

O que fazer quando se está endividado?

A primeira coisa que deve ser feita é levantar todas as dívidas. Conheça qual é o valor do principal e a dívida atual. Juros e taxas são outras informações relevantes.

Como financiar dívida?

Para financiar a dívida, a pessoa terá que levantar as informações de todas as suas dívidas e avaliar junto a uma instituição financeira um crédito que possa pagar essas dívidas. Ou seja trocar os débitos atuais por um em condições melhores.

Vale a pena pegar empréstimo para sair da dívida?

Tudo vai depender das condições da nova linha a de crédito. Se a pessoa conseguir juros menores e com mais parcelas, onde o valor se encaixe no orçamento, o empréstimo para sair do vermelho pode ser uma solução.

Como renegociar dívida?

Uma das principais formas de negociar as dívidas é junto às instituições financeiras. Outra forma é por meio do portal “www.consumidor.gov.br”.

ACESSO RÁPIDO
    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *