Acumulação de capital: como ganhar mais no longo prazo

A acumulação de capital pode te proporcionar o descanso futuro com o qual você tanto sonha.

Uma das formas mais efetivas de retorno para quem está focado em acumulação de capital é investir em ações na bolsa de valores.

O que é acumulação de capital?

Por definição, acumulação de capital é a ação de acumular ativos de valor para um grupo, promovendo o aumento da riqueza através da concentração da mesma. Portanto, investir em acumulação de capital nada mais é do que reunir bens financeiros ou mesmo dinheiro, investindo-os a fim de gerar aumento de riqueza a partir da obtenção de maior lucro.

Ou seja, o capital em si não é formado apenas por dinheiro em espécie, mas também por investimentos que podem gerar algum tipo de rendimento e bens que podem ser aplicados para gerar mais riqueza.

Ao contrário do conceito de dinheiro, que traz uma ideia mais imediatista, quando falamos de capital para fins de acumulação, pensamos no longo prazo.

Assim, com o passar do tempo, essa acumulação pode nos trazer conforto eté mesmo a independência financeira.

Entretanto, se o acúmulo de capital é aquilo que que se busca ao investir o dinheiro em algo, é preciso saber bem onde colocá-lo para que a estratégia de enriquecimento seja bem-sucedida.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

Como funciona a acumulação de capital na bolsa de valores?

Quem investe na poupança, por exemplo, não está entendendo o significado de acumulação de capital.

De fato: ele não está de fato investindo, considerando que o valor do dinheiro ali depositado não crescerá o suficiente para dizer que houve ganho de capital.

É possível no mercado investimentos com bons rendimentos com opções de renda fixa ou variável em curto, médio ou longo prazo.

Enquanto a renda fixa apresenta um risco baixo ao investidor, com retornos proporcionalmente menores, a renda variável traz melhores retornos e é possível ter um risco controlado destes investimentos.

Nesta saga rumo à acumulação de capital, uma opção interessante é adquirir ações de empresas na bolsa de valores.

Quando alguém investe em uma ação, está comprando um pedaço de uma empresa que lhe parece lucrativa para a sua estratégia de alocação de ativos.

Assim, quanto mais a empresa crescer ao longo dos anos, maior será o seu retorno com a distribuição de dividendos ou mesmo com a venda desta ação, que valerá mais do que no momento da compra.

Portanto, fica clara a importância de saber o conceito de acumulação de capital e sua importância na vida financeira das pessoas.

Qual a importância da acumulação de capital?

Acumular capital é fundamental para que o investidor consiga chegar em um estado de independência financeira.

Ou seja: os custos de vida (contas, alimentação, viagens e outros) são pagos inteiramente pelo dinheiro dos investimentos de forma que isso se mantenha sustentável.

Isso é possível de fazer através do uso de dividendos e também através da venda das cotas do investimento com valorização.

Portanto, fica claro que é fundamental a acumulação de capital para construir patrimônio, ainda que seja um processo que demore.

De fato: isso pode demorar, pois o processo dos juros compostos é potencializado pelo tempo. Por isso, é preciso começar a investir o quanto antes.

Apesar de muitos brasileiros ainda não entenderem essa importância, isso é fundamental para o desenvolvimento de uma população mais rica. Por isso, é preciso que todos façam um planejamento patrimonial de longo prazo.

EBOOK 10 LIVROS

Como acumular capital para alcançar a independência financeira?

O primeiro passo para quem deseja a acumulação de capital é procurar informações. A inteligência financeira pode ser adquirida através de livros e cursos.

Assim, ao entender melhor as regras que regem o mercado financeiro, ficará mais fácil escolher o investimento que se adequa aos seus objetivos e ao seu valor inicial para investir.

Em seguida, é recomendável que o investidor uma corretora de valores para criar sua conta de investimentos.

Além disso, uma dica é a de que os investidores diversifiquem os seus investimentos e mensurem qual proporciona melhor retorno.

Vale salientar que Ações Ordinárias (ON) e Ações Preferenciais (PN) valorizam de formas diferentes, sendo necessário conhecer qual será uma melhor opção para casa caso.

Depois é só determinar o valor que deseja aplicar, o tempo no qual pretende ficar no investimento e a empresa da qual comprar a ação, para entrar no jogo e conquistar os seus objetivos.

Assim, é possível conseguir uma acumulação de capital que proporcione tranquilidade na sua vida financeira.

Você ainda tem dúvidas sobre a acumulação de capital para conquistar a independência financeira? Comente abaixo para que possamos ajudar.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *