Acesso Rápido

    Ações mais baratas: como encontrar papéis descontados na bolsa

    Ações mais baratas: como encontrar papéis descontados na bolsa

    Encontrar ações mais baratas na bolsa de valores é um desafio para muitos investidores que buscam aumentar o retorno sobre seu capital.

    Desse modo, para identificar ações mais baratas, os investidores costumam olhar para indicadores, múltiplos e fazer análise do valuation da companhia.

    O que são ações mais baratas?

    Ações mais baratas são papéis de empresas listadas na bolsa de valores que por algum motivo estão desvalorizadas ou sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco.

    Sendo assim, há ações mais baratas que não possuem perspectiva de recuperação, enquanto há ações mais baratas com grande potencial de crescimento no longo prazo.

    Dessa forma, é fundamental observar quais são os motivos dessa desvalorização e avaliar o setor como um todo para saber se há ou não perspectivas de valorização no curto, médio ou longo prazo.

    Quais são as características das ações mais baratas?

    Para identificar ações baratas é preciso estar atento a algumas características que elas apresentam, como:

    Múltiplos de mercado são um conjunto de indicadores utilizados para avaliar a relação entre o preço do mercado de uma ação e suas variáveis operacionais.

    Desse modo, quando os múltiplos de uma ação estão baratos pode significar que uma ação está sendo negociada abaixo do seu preço de mercado.

    Nesse sentido, outro parâmetro importante de observar é se a companhia tem uma vantagem competitiva no seu setor de atuação. Isto é, muitas vezes essa vantagem pode ser representada pela capacidade de uma companhia em aumentar preços consistentemente sem perder participação de mercado.

    Além disso, é válido avaliar se o papel está sendo negociado abaixo dos seus pares, ou seja, com múltiplos bem abaixo das empresas do mesmo setor, e por isso podem apresentar uma perspectiva de valorização.

    Quais são os indicadores para encontrar ações mais baratas?

    É possível encontrar as ações mais baratas da bolsa por meio de alguns indicadores que podem como:

    P/L

    O Preço/Lucro representa a relação entre o preço atual de uma ação dividido pelo lucro por ação desse ativo. Assim, esse indicador mostra quanto os investidor estão dispostos a pagar pelos lucros de uma empresa.

    Portanto, quando uma ação está barata, o índice de P/L irá apresentar um valor menor, mostrando que o retorno sobre o investimento será mais rápido.

    P/VPA

    O P/VPA, por outro lado, é a relação entre o preço da ação e o patrimônio líquido da empresa. Se esse indicador for maior que 1, o valor da ação está acima do valor patrimonial da empresa.

    Já se o P/VPA estiver próximo de 1, isso quer dizer que a ação da empresa está próxima do seu valor patrimonial. No entanto, se esse valor for inferior a 1, está abaixo do valor patrimonial por ação.

    Sendo assim, quanto menor for a relação entre o preço da ação e o seu patrimônio líquido, mais barata está a ação, e consequentemente mais retorno ela poderá trazer.

    EV/Ebitda

    Por fim, o indicador EV/Ebitda é a relação entre o valor da empresa e a geração de caixa a partir da sua atividade principal.

    Dessa forma, ao dividir o valor da empresa pela geração de caixa, você encontra o resultado operacional dela, sabendo em quanto tempo o lucro é capaz de pagar o investimento feito.

    Quanto menor for o valor desse índice, mais rapidamente o lucro da empresa consegue pagar o investimento que foi feito por ela.

    Qual o momento de comprar ações mais baratas?

    Para encontrar o melhor momento para comprar ações mais baratas da B3 é válido fazer uma análise fundamentalista da companhia de modo geral.

    Ou seja, analisar os indicadores internos de uma organização assim como o cenário macroeconômico e setorial ao qual a empresa está inserida.

    Por exemplo, se a empresa é uma petrolífera, além da análise fundamentalista é preciso saber como está o setor, perspectivas, resoluções e outros aspectos.

    Quanto mais minuciosa for a análise, será mais fácil saber se as ações estão realmente baratas e se vale a pena investir.

    Qual a importância de comprar ações mais baratas?

    Em geral, comprar ações baratas faz parte da estratégia de muitos investidores. Para isso, eles precisam fazer uma análise minuciosa em relação ao múltiplos e indicadores da companhia.

    Ou seja, para encontrar as melhores ações para comprar na bolsa valores é fundamental fazer análise fundamentalista mais profunda.

    Desse modo, ao identificar o melhor momento para comprar uma ação, o investidor pode obter um ganho superior do que se adquirir em um cenário de alta, quando o papel já está caro.

    Isso porque, a relação lucro e preço da ação será maior, assim como a sua valorização no decorrer do tempo. Portanto, essa é uma estratégia de investimento interessante.

    Foi possível entender o que são ações mais baratas? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *