Petróleo: Opep prevê queda de 6,8 mi de barris na demanda global

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informou nessa quinta-feira (16) através de um relatório mensal, que prevê uma queda na demanda global por petróleo de 6,8 milhões de barris por dia em 2020, por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Em relação a abril, mês com a maior redução, a Organização projeta que a demanda global por petróleo deve reduzir 20 milhões de barris diários e prevê que o crescimento da economia global terá uma redução de 1,5% em 2020.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Além disso, a Opep indicou que as medidas de isolamento social, assim como a redução de viagens, para impedir que o novo vírus se espalhe ainda mais, tem influência em 40% da produção mundial do produto.

“Até agora, essas restrições levaram o consumo de combustível à queda em meio à criação de estoque de produtos, danificando seriamente os mercados de combustível de aviação e levando as margens da gasolina a um território negativo”, informou no relatório.

Saiba mais: Petróleo: Opep reduz projeção de demanda global pela commodity

O grupo das principais nações exportadoras de petróleo do mundo salientou que “atualmente, o mercado de petróleo está sofrendo um choque histórico abrupto, extremo e em escala global”, e para o segundo trimestre do ano prevê uma oferta de 12 milhões de barris por dia, sendo que combustíveis de transporte como óleo para aeronaves serão responsáveis por 60% da demanda global.

Ademais, na última semana, alguns países produtores, além dos que integram a Opep firmaram um acordo para cortar a produção do commodity.

Trump anunciou que Opep cortará produção em 20 mi de barris de petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última segunda-feira (13) que a Opep cortará a produção em 20 milhões de barris por dia.

“Envolvido nas negociações, para dizer o mínimo, o número que a Opep+ quer cortar é 20 milhões de barris de petróleo por dia, não os 10 bilhões que estão sendo noticiados”, publicou Trump em suas redes sociais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O presidente dos EUA se referiu a formação da Opep junto com países produtores de petróleo que atuam junto com a organização mas sem fazer formalmente parte dela.

A mensagem de Trump mostraria os países produtores de petróleo dispostos a cortar o dobro da produção prevista no acordo assinado no fim de semana, de 10 milhões de barris de petróleo por dia.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião