Cyrela (CYRE3), Eletrobras (ELET3) e Itaú (ITUB4) brilham em carteira de dividendos de maio no BTG

A carteira de dividendos do BTG Pactual de maio reforçou a posição em ações do Itaú Unibanco (ITUB4) e Cyrela (CYRE3), ambos em +5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por outro lado, os ativos da bolsa de valores brasileira B3 (B3SA3) e da companhia de saneamento Copasa (CSMG3) foram removidas das recomendações e a Copel (CPLE6) teve o peso reduzido em 5%.

Em troca, a Eletrobras (ELET6) retornou ao portfólio da carteira de dividendos em maio, visando uma continuidade dos resultados sólidos do 4T23 para o próximo trimestre (1T24).

“Vemos a ELET6 negociando a uma Taxa Interna de Retorno (TIR) real atraente de 16,1%, ao mesmo tempo em que oferece gatilhos positivos esperados para 2024 vinculados ao seu processo de turnaround”, afirma o relatório de atualização de carteira de dividendos do BTG.

Os analistas Bruno Lima, Luis Mollo e Marcel Zambello, que assinam o documento, defendem que cenário favorável para o Itaú se mantém apesar de a ação ter tido o pior desempenho no setor bancário de grande capitalização em abril.

“A ação [ITUB4] é um consenso para os investidores e em um cenário de saques dos fundos de ações, ela pode sofrer, mas não vemos nenhuma razão fundamental para tirá-la”, defendem os especialistas.

Já a construtora de imóveis de luxo, a Cyrela apresenta “forte momento de lucros”, avaliada com um valuation atraente para 2024, de 6x preço por lucro.

“Além disso, com um cenário mais positivo pela frente (as taxas Selic e de longo prazo podem cair em 2024), os bancos poderiam aliviar as condições das taxas de hipotecas para compradores de imóveis,” otimizam os analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Resultado da VALE3 no 1T24 e recomendação de compra para PETR4

Entre as blue chips do Ibovespa, a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4) não sofreram alterações nas recomendações de ações com dividendos para maio.

Em meio às turbulências que cercaram a Vale, o resultado trimestral (1T24) da empresa veio “em linha com o esperado (EBITDA 3% acima de nossa projeção), correspondendo amplamente às estimativas de consenso e mostrando (algum) progresso em sua unidade de minério de ferro”, afirma o BTG.

Além disso, após a confirmação dos dividendos extraordinários da Petrobras, o banco confirma que as ações PETR4 são “negociadas em múltiplos atrativos em relação aos pares, mesmo excluindo pagamentos extraordinários.”

“Se incorporarmos os preços spot do petróleo, a Petrobras estaria sendo negociado a um
dividend yield de aproximadamente +14% este ano. Continuamos com nossa recomendação de Compra,” pontuam os analistas.

Carteira de dividendos de maio do BTG Pactual

Em abril, a Carteira Recomendada de Dividendos da casa apresentou uma performance de -0,7%, contra -0,6% do IDIV (índice de dividendos da Bovespa) e -1,7% do IBOV. Veja a seguir as ações recomendadas para maio para capturar dividendos, pelo BTG:

  • Itaú Unibanco (ITUB4)
  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Copel (CPLE6)
  • Vale (VALE3)
  • Eletrobras (ELET6)
  • BB Seguridade (BBSE3)
  • Cyrela (CYRE3)
  • Petrobras (PETR4)
  • JBS (JBSS3)
  • Porto Seguro (PSSA3)
  • Gerdau (GGBR4)

Como é possível observar, apesar da diversidade, a grande maioria das ações para investidores com uma estratégia focada em dividendos está focada no setor financeiro e de bancos, segundo as recomendações do banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião