Petrobras (PETR4) diz que plataforma P-80, em Búzios, será a maior do Brasil

A Petrobras (PETR4) iniciou na sexta-feira (30) o processo de licitação para contratação da plataforma flutuante (FPSO) que ficará no campo de Búzios, no pré-sal da bacia de Santos, a nona unidade de produção a ser ancorada no local. A P-80 terá capacidade para produzir 225 mil barris por dia de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

“Assim como o FPSO Almirante Tamandaré, em fase de construção, a P-80 será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil e uma das maiores do mundo”, disse a Petrobras em nota.

A previsão é de que a P-80 entre em operação em 2026. FPSO é a sigla em inglês para a unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo e deve chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia, tornando-se o ativo da Petrobras com maior produção.

Atualmente, o maior campo em produção é Tupi (ex-Lula), na mesma bacia, que produz mais de 1 milhão de barris de óleo equivalente por dia.

Petrobras terá novo indexador para contratos de venda de gás natural

A Petrobras vai passar a oferecer contratos de venda de gás natural às distribuidoras com um novo indexador de preços.

O índice é conhecido como Henry Hub, um dos mais conhecidos pontos de negociação de gás nos Estados Unidos, e é considerado mais estável, com menor oscilação e diretamente relacionado ao produto – atualmente, a Petrobras adota o preço do petróleo no exterior, o Brent, como indexador. A nova opção será válida a partir desta data e garante paridade com preços internacionais.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião