Selic: BC vai ‘stopar’ taxa de juros na próxima reunião do Copom, diz UBS-BB

Em novo relatório sobre o cenário macroeconômico, especialistas do UBS-BB alteraram suas projeções e agora esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) faça uma pausa nos cortes da Taxa Selic na sua próxima reunião.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

A tese é de que esse cenário se dá por causa de uma inflação que surpreendeu negativamente e deve obrigar o Copom a ‘stopar’ a Selic. O UBS-BB diz que “as piores expectativas de inflação venceram”.

“Nas últimas cinco semanas, a expectativa consensual de inflação para 2025 aumentou significativamente: de 3,53% em 5 de abril para 3,74% em 17 de maio. Esse mudança inesperada foi desencadeada por uma impressão surpreendente do IPC dos EUA, um mudança no forward guidance do presidente do BC, Campos Neto, uma dividida decisão na reunião do Copom em maio (decisão dividida com uma posição hawkish) e a última Ata do Copom de maio, para a qual projetamos um cabo de guerra entre expectativas e a inflação do próximo mês”, diz a casa.

Os analistas destacam que desde o ano passado as perspectivas para a inflação em 2024 têm sido consistentemente melhores do que esperado.

Apesar das surpresas positivas desde o segundo trimestre de 2023, que levaram a resultados consecutivos trimestres de inflação abaixo do esperado, a expectativa consensual de inflação para 2025 não mudou.

“O impacto foi mais perceptível para 2024, mas ainda não significativo em comparação com a nossa previsão de inflação, que é de 3,1% (porque temos taxas mais baixas de inflação do que consenso). O primeiro trimestre surpreendeu a nós e ao consenso devido a efeitos climáticos temporários sobre a inflação de alimentos frescos que não foram previstos três meses antes”, dizem os analistas do UBS-BB.

Dito isso, a expectativa é de uma pausa nos cortes de juros nas próximas reuniões – o que o UBS-BB ainda não considera como uma ‘parada brusca’.

“Isto é muito diferente de visão consensual de uma parada brusca para juros em 10,50% ou 10,25% para a grande maioria dos analistas”, explicam.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Assim, os especialistas acreditam que os cortes nas taxas provavelmente serão retomados, com base em três condições:

  • Corte do Fed em Setembro
  • Inflação melhor que o esperado nos próximos quatro meses
  • Uma próxima pausa unânime, com o objetivo de restaurar a confiança

“Sem estas condições, acreditamos que um resultado provável seria uma taxa fixa ao longo do ano. No entanto, no nosso caso base, estas condições materializam-se, permitindo que a taxa caísse para 9,75% no final do ano. Projetamos 8,5% para o próximo ano nessas circunstâncias, embora mais tarde do que na nossa estimativa anterior”, conclui o UBS-BB.

Consenso do mercado espera Selic de dois dígitos

Conforme detalhado na edição mais recente do Boletim Focus, o consenso do mercado financeiro já espera uma Selic de dois dígitos em 2024. A projeção foi alterada na semana anterior, sendo de 10% atualmente. Há quatro semanas a expectativa era de uma Selic de 9,5%. Para 2025 a expectativa segue inalterada em 9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião