Morre Flávio Pentagna Guimarães, dono do BMG (BMGB4), aos 94 anos

O banqueiro Flávio Pentagna Guimarães morreu na quinta (19), aos 94 anos, em Belo Horizonte (MG). Ele era o maior acionista do BMG (BMGB4) e atuava como presidente do conselho de administração do banco. A causa de sua morte não foi informada. O Banco de Minas Gerais, que depois veio a se tornar BMG, foi fundado em 1932 por seu pai, Antônio Mourão Guimarães (1888 – 1965).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

Durante a sua atuação como empresário no mercado financeiro, Guimarães enfrentou o desafio de popularizar soluções financeiras no País. O seu objetivo era que o BMG se tornasse um dos seis maiores bancos brasileiros.

Para entrar nessa briga, apostou na criação de soluções simplificadas e inovadoras que gerassem valor para a população por meio de empréstimos e outras modalidades de crédito.

Ao longo dessa trajetória, o banqueiro fez com que o banco se popularizasse como desejava, tornando o BMG o pioneiro na oferta de crédito consignado, que democratizou o acesso a crédito com juros mais baixos em Minas Gerais, se expandindo depois pelo País.

Ele deixa cinco filhos: Antônio, João, Regina, Angela e Ricardo, além de 12 netos e 12 bisnetos. A mulher, Marina Ferreira Pentagna Guimarães, morreu em 1994.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

BMG lamenta morte de Guimarães

Por meio de nota, o BMG informou que, “com pesar, comunica o falecimento do empresário Flávio Pentagna Guimarães, acionista e ex-presidente do Grupo BMG“.

“Dr. Flávio, como era conhecido, foi um visionário e um grande empreendedor. Ao longo da vida, desenvolveu frentes de negócios em diferentes segmentos da economia. O Grupo BMG é hoje um conglomerado de empresas que atuam, além do mercado financeiro, nos segmentos de inovação, tecnologia, agronegócios, logística, imobiliário, entre outros. Ele também foi responsável por tornar o Banco BMG a primeira instituição financeira a ofertar crédito consignado no País”, diz a nota.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) também lamentou a morte do empresário.

“Dr. Flávio foi um dos principais empreendedores do país e um dos responsáveis pelo avanço empresarial de Minas Gerais. Também participou do grande desenvolvimento do BMG, que se tornou uma instituição financeira profissionalizada e reconhecida no mercado. O empresário será lembrado por sua inteligência, perspicácia e visão de futuro à frente do BMG”, destaca a associação.

Inicialmente, a morte foi divulgado pelo Coimbra Sports, de Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. O BMG é mantenedor do Coimbra. Nas redes sociais, o clube mineiro publicou um texto em homenagem ao banqueiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

“Dr. Flávio Guimarães era pai do nosso diretor Ricardo Guimarães e dá nome ao Centro de Treinamento do Grande Time de Contagem. A diretoria, colaboradores e atletas do Coimbra se solidarizam com os familiares e amigos do Dr. Flávio. O Clube decreta luto oficial de três dias”.

O Clube Atlético Mineiro, por meio de nota, afirmou que lamenta profundamente o falecimento de Guimarães, que, de acordo com o clube, “foi um ícone do empreendedorismo no Brasil e um dos maiores empresários de Minas Gerais”.

O sepultamento de Flávio Pentagna Guimarães será realizado nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Tags
Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião