Luiza Trajano, do Magazine Luiza (MGLU3), volta a cobrar Campos Neto sobre corte de juros: “Ligo mais 20 ou 30 vezes se for necessário”

Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza (MGLU3), voltou a cobrar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre uma sinalização de corte na Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Mas dessa vez a cobrança foi feita pessoalmente durante um evento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A fala de Luiza Trajano ocorreu durante encontro com Líderes do Varejo do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Ela revelou que já fez mais de 20 ligações a Campos Neto, além de já ter repassado diversos recados demonstrando seu desejo de que haja uma redução na taxa básica de juros.

Em resposta, o presidente do Banco Central destacou que ele é apenas um dos nove votos sobre as decisões tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e que, por essa razão, não poderia confirmar um corte na Selic efetivamente.

“Baixa os juros, mas não 0,25 ponto porcentual, não, que é muito pouco”, disse Luiza Trajano. A assessoria do presidente do BC sinalizou que o evento seria encerrado.

“Na hora que aperta, a assessoria manda recado”, retrucou a empresária. Luiza Trajano ainda disse que se fosse preciso ligaria mais 20 ou 30 vezes. Apesar da cobrança a Campos Neto para que sinalize um corte nos juros, ele não garantiu que isso seria feito na próxima reunião do comitê do BC.

Após a assessoria sinalizar que o evento seria encerrado, Trajano ainda insistiu: “Não faz isso não, deixa ele dar o sinal”. Campos Neto disse que voltaria ao evento no próximo ano e a executiva do Magazine Luiza disparou: “Vai ter muita gente quebrada até lá”.

Diversos executivos do setor de varejo reclamaram do atual patamar da Selic durante o evento. Apesar de reconhecer que a taxa de juros está alta, Campos Neto pondera que ela é inferior à sua média histórica.

O presidente do BC ainda acrescentou que a redução da taxa de juros futura, assim como as perspectivas atuais do mercado que estão em andamento, fazem parte de algumas das condições essenciais para que haja uma “suavização” na política monetária.

Luiza Trajano, do Magazine Luiza (MGLU3), desabafou em maio sobre os juros no Brasil

No dia 23 de maio de 2023, Luiza Trajano já havia desabafado em relação ao atual patamar da Selic no Brasil.

Segundo o jornal Valor Econômico, a executiva do Magazine Luiza afirmou que estava “lutando” para que o Copom do Banco Central (BC) iniciasse um corte na Selic.

Nesse sentido, a empresária afirmou que “espera pelo menos um sinal” para o corte de juros na próxima reunião do Copom, que está marcada para os dias 20 e 21 de junho deste ano.

“Eu estou lutando para abaixar os juros. Espero [que venha na próxima reunião] pelo menos um sinal. Se não vier, vai ser muito triste. O pequeno e o médio estão sofrendo muito”, disse Luiza Trajano em conversa com jornalistas depois de um seminário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião