Veja 5 dicas para seguir influenciadores do Twitter sem prejudicar seus investimentos

O número de pessoas físicas na bolsa de valores deu um salto nos últimos anos e chegou aos 3,5 milhões em abril deste ano, em grande parte, devido à democratização das informações sobre o mundo dos investimentos na internet. Neste processo, as redes sociais tiveram uma grande contribuição. No Twitter, por exemplo, existem muitos influenciadores que falam diariamente sobre ações, tendências e boatos da Avenida Faria Lima, centro financeiro de São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Com isso, o investidor comum passou a ter acesso à opinião de um grupo seleto que antes era inacessível.

A comunidade do mercado financeiro no Twitter é conhecida como Fintwit, em referência às iniciais de Financial Twitter, movimento que nasceu em 2018, nos Estados Unidos. O grande foco da fintwit é o mercado de ações.

Em outra seara, também há o “Econtwit“, onde estão os economistas mais teóricos e análises macroeconômicas de assuntos do mercado.

5 dicas para evitar ciladas no Twitter

Assim, todo cuidado é pouco para investidores de primeira viagem. Assim como o investidor precisa saber escolher as ações em que vai investir, também deve escolher com sabedoria os perfis que vai seguir.

O SUNO Notícias conversou com o professor André Massaro, das finanças pessoais, e trouxe 5 dicas para não cair em ciladas do Twitter:

  1. Evite o viés de confirmação
  2. Jogue contra o algoritmo
  3. Verifique as credenciais
  4. Desconfie de vínculos suspeitos
  5. Tome cuidado com as ações “mais comentadas”

Viés de confirmação no horizonte

Uma estratégia útil para quem quer ficar por dentro da Fintwit sem prejudicar seus investimentos é ficar atento ao viés de confirmação. Este comportamento é natural de todo ser humano, pois todos buscamos reforçar nossas próprias opiniões buscando confirmações de outras pessoas.

Dessa forma, todo investidor fica mais confortável seguir aqueles que pensam da mesma maneira, e corre o risco de limitar a sua visão do mercado.

“Você tende a participar do grupo que confirme suas crenças e estar sempre nos meios em que sua tese é aceita. Somos feito biologicamente para pensar desse jeito”, explica Massaro.

Embora seja impossível eliminar todos os vieses, é possível ficar alerta, evitando seguir apenas aqueles que pensam da mesma forma.

“Devemos tomar cuidado com esses viés. Mas sabemos que a maioria não consegue fazer isso. As pessoas tem essa tendência de aceitar respostas simples, e no mundo dos investimentos temos muita gente buscando respostas simples”, explica Massaro, que possui pós-graduação em neurociência e psicologia aplicada.

Por isso, o investidor deve ficar de olho também nos influenciadores que contradizem sua visão de mundo.

O algoritmo é seu inimigo

Em complemento ao hábito acima, vale lembrar que as redes sociais tendem a mostrar o que você sinalizou ter gostado com suas interações anteriores.

Assim, a melhor maneira de evitar ouvir opiniões redundantes é forçar-se a seguir e acompanhar personalidades que tenham opiniões contrárias, pesquisando e pedindo sugestões de outras pessoas.

Em outras palavras, não deixe que o algoritmo transforme seu feed em uma “bolha” confortável demais.

Antes de tudo, os créditos

Assim como as demais redes, o Twitter conta com anúncios, recomendações e publicidade paga. Desde a alta de CPFs na bolsa, esse tipo de conteúdo só aumenta. A recomendação, nesse âmbito, é ficar atento às certificações dos perfis.

No geral, o mercado abarca pessoas com diversas formações e com culturas distintas – contudo, as estatísticas indicam que certificações concretas tendem a induzir a maiores acertos.

“A primeira coisa que temos de fazer é ver a qualificação da pessoa. No mercado temos gente de todo tipo; gente que fez doutorado e foi ministro, até pessoas que não tiveram formação formal – e isso não quer dizer nada, pois elas podem ser competentes. Mas tendemos a errar menos confiando em credenciais“, ressalta Massaro.

Desconfie de vínculos

Outro ponto importante é saber que podem existir conflitos de interesse.

“Procure identificar quando a pessoa recomenda algo quando ela está comprada naquele papel no fundo dela, faz manifestações políticas ou promove instituições financeiras com um clima de remuneração nebuloso. Veja também se o canal de comunicação da pessoa é vinculado a algumas instituições”, explica o especialista em finanças.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Cuidado com as ações de destaque no Twitter

Quando uma ação passa a ser muito comentada nas redes, não significa que se trata de uma boa oportunidade. Isso porque as ações muito comentadas costumam já estar precificadas. Ou seja, quando viram assunto, o preço já subiu, e o investidor pode entrar tarde demais em um ativo já valorizado.

Além disso, as ações mais famosas do momento tendem a ser mais polêmicas e estarem passando por um momento de maior volatilidade quando expostas um escrutínio mais amplo.

Um caso recente foi a GameStop, que teve seu preço artificial e deliberadamente elevado com o movimento de diversos investidores pequenos, também chamado de short squeeze.

A influência das redes no preço dos ativos já foi até objeto de estudo. Um deles é o Predicting Financial Markets: Comparing Survey, News, Twitter and Search Engine Data, da Universidade de Indiana. A análise identificou alguma correlação direta de volatilidade com o volume de informações extraído da rede e de pesquisas em mecanismos de busca.

“Descobrimos que antes do movimento altamente descendente do Dow Jones no final de julho e Agosto de 2011, os volumes de tweets de termos financeiros começaram a aumentar várias semanas antes do que os volumes do Google. Esta indica um ganho potencial de eficiência do Twitter”, diz o artigo.

Alguns dos maiores perfis da rede

Confira o levantamento da Abacus Liquid, do fim de 2020, com os maiores perfis da rede, com mais de 80 mil seguidores, e suas datas de criação:

Perfil@No Twitter desdeNúmero de seguidores
Samy Dana@samydanaabril de 2009171.800
Henrique Bredda@hbreddaabril de 2016171.200
Thiago Nigro@ThiagoNigroabril de 2010146.100
Pablo Spyer@PabloSpyermarço de 2014111.800
Faria Lima Elevator@FariaLimaElevatmaio de 2018107.500
Tiago Guitián Reis@Tiagogreismarço de 201491.400

Em um tier abaixo, constam os perfis que ganharam muita relevância nos últimos meses, mas não ultrapassaram a marca de 80 mil seguidores até o levantamento (em dezembro).

Perfil@No Twitter desdeNúmero de seguidores
Helô Cruz@helocruzabril de 201059.800
Favelado Investidor@faveladoinvestjulho de 201957.000
Sérgio Machado@sf2investjunho de 201654.700
Luciana Seabra@luciana__seabramaio de 200954.200
Ricardo Schweitzer@_rschweitzeroutubro de 201652.200
Raphael Figueredo@RaphaFigueredoagosto de 200951.600
Alan Ghani@Alanghanioutubro de 200949.600
Otavio (Tavi) Costa@TaviCostajunho de 201448.000
Marilia Fontes@mariliadf2janeiro de 201647.900
Fernando Ulrich@fernandoulrichsetembro de 201046.100
Adeodato Volpi Netto@datonettonovembro de 200946.000
Renato Breia@rbreiajulho de 200944.500
JL Braga@jlbragamarço de 200943.900
tecomedina@tecomedinajunho de 201140.300

Outros perfis que estão cada vez mais ganhando relevância:

  • Felipe Tadewald / @FelipeTadewald/ Novembro de 2019 / 31.900 seguidores
  • Professor Baroni / @ProfessorBaroni/ Agosto de 2018 / 24.700 seguidores
  • Alberto Amparo/ @albertoamparo / Novembro de 2009 / 6.393 seguidores

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião