Ibovespa sobe na abertura puxado por siderúrgicas; mercado aguarda definição do Copom

O Ibovespa abriu em alta nesta quarta-feira (5), com a temporada de balanços corporativos tomando a atenção do mercado. A Bolsa brasileira é puxada para cima pelas empresas siderúrgicas, após mais um resultado forte da indústria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 10h50, o Ibovespa subia 0,89%, para 118.763 pontos. A Gerdau (GGBR4) teve o maior resultado da história. A empresa lucrou R$ 2,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, crescendo 1.016% na comparação com o primeiro trimestre de 2020. O balanço reforça o bom momento do aço e do minério de ferro, que ainda promete mais alegrias aos investidores das empresas do setor.

O mercado também aguarda a definição do Comite de Política Monetária (Copom) para a taxa de juros nos próximos 45 dias. É esperado que o colegiado do BC eleve a Selic em 0,75 ponto percentual, elevando-a para 3,50%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A conjuntura mundial fez com que a demanda por commodities fossem elevadas significativamente, impactando a inflação local. O Copom deve dar continuidade à normalização da taxa de juros no Brasil com a abertura de um novo ciclo de alta. O mercado espera que a Selic termine o ano entre 5% e 6%.

Nos bastidores de Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou o encerramento da comissão mista que avalia a reforma tributária em função do término do prazo regimental. Lira estava cobrando a relatoria do texto pela entrega da matéria, pois daria prioridade.

Os mercados internacionais, por sua vez, também operam no azul, com os investidores mudando o humor de lado e ensaiando uma recuperação frente à queda de ontem. Nos Estados Unidos, a alta é liderada pelas empresas de tecnologia, após afastado o temor por uma alta na taxa de juros.

“O viés é positivo nos mercados internacionais. A leitura de dados econômicos positivos na Europa sustenta o movimento, seguido de dados de desemprego nos Estados Unidos. A cara é positiva, com os investidores buscando risco, embora haja volatilidade”, diz Roberto Padovani, economista do banco BV.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 11h:

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,29%
  • Londres (FTSE 100): +1,36%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,78%
  • Paris (CAC 40): +1,26%
  • Milão (FTSE/MIB): +1,73%
  • Hong Kong (Hang Seng): -0,49% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma queda de 1,26%, a 117.712,00 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião