TAEE11 Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. - TAESA
Mais informações
Cotação TAEE11
- --.--.-- ---.--.--
Indicadores de TAEE11
- TAEE11N/A
- SetorN/A
- MercadoN/A
- TAEE11N/A
- SetorN/A
- MercadoN/A
- TAEE11N/A
- SetorN/A
- MercadoN/A
Valuation de TAEE11
Outros indicadores de TAEE11
Equivalentes + Aplicações Financeiras)
Dividendos do TAEE11
Histórico de dividendos
Dividendos
Último Dividendo
DY Últ. Dividendo
Dividendos
Últ. 12 mesesDividend Yield
Tipo | Data com | Pagamento | Cotação | Valor (R$) | Yield (%) |
---|
Notícias de TAEE11
Tudo Sobre TAEE11
- Setor de AtuaçãoUtilidade Pública
- SetorUtilidade Pública
- Subsetor de atuaçãoEnergia Elétrica
- SubsetorEnergia Elétrica
- Segmento de atuaçãoEnergia Elétrica
- SegmentoEnergia Elétrica
- CNPJ07.859.971/0001-30
A Taesa (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S/A) é uma empresa brasileira do setor de energia elétrica, constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob os códigos TAEE3, TAEE4 e TAEE11. Sua atividade principal é a transmissão de energia elétrica.
A Taesa opera aproximadamente 14 mil quilômetros de linhas de transmissão e está presente em 18 estados do Brasil. A companhia detém 39 concessões cedidas pela ANEEL, agência reguladora do setor de energia elétrica no Brasil.
Dentre as concessões operadas pela Taesa, 20 são operadas integralmente pela companhia e outras 19 a empresa possui uma participação. Além disso, a empresa adota medidas de responsabilidade socioambiental visando o desenvolvimento sustentável e perene das suas atividades.
A Taesa tem sua origem a partir da empresa de energia elétrica italiana Terna S.p.A. Essa empresa assumiu o controle de duas concessionárias de energia elétrica no Brasil no ano de 2003, a TSN e a Novatrans.
Em 2006, a empresa decidiu constituir uma holding no Brasil, chamada Terna Participações S.A, para controlar essas duas concessionárias. Esta holding mudou de nome para Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. em 2009 após ser vendida para o FIP Coliseu e a para a CEMIG.
No período entre 2003 e 2009, sob gestão da holding italiana, a empresa adquiriu mais cinco concessões. Após a troca na gestão, a Taesa continuou seu processo de expansão e adquiriu uma série de novas concessões.
As novas concessões arrematadas pela Taesa permitiram que a companhia aumentasse sua atuação pelo território brasileiro. Sendo assim, a empresa passou a ter atuação nas cinco regiões do Brasil.
A Taesa realizou seu IPO na BM&Bovespa em 2006 ainda quando era controlada pela Terna S/A. Após ser adquirida pelo FIP Galileu e pela CEMIG, a companhia realizou ainda mais duas ofertas públicas de ações nos anos de 2010 e 2012.
A atividade principal da Taesa é a transmissão de energia elétrica. A atividade da empresa está espalhada por 18 estados brasileiros e conta com cerca de 14 mil quilômetros de linhas de transmissão.
A companhia opera 39 concessões, as quais são operadas por meio de 97 subestações. Essas concessões estão cedidas pela ANEEL, agência reguladora do setor de energia elétrica no Brasil e possuem contrato de 30 anos de duração.
As ações da Taesa possuem as seguintes características:
- Segmento de Listagem: Nível 2
- Tag along: 100% ON, 100% PN e 80% UNIT
- Free Float: 63,4%
A Taesa é das companhias com maior extensão de linhas de transmissão de energia no Brasil, e por isso pode ser uma opção de exposição principalmente ao setor de energia elétrica.
No entanto, antes de se decidir pelo investimento em Taesa, é preciso realizar uma análise criteriosa dos fundamentos e concluir se ela está sendo negociada a múltiplos interessantes.
Para uma análise fundamentalista e recomendações desta e de outras empresas, conheça os relatórios da Suno Research.
- Setor capital intensivo
- Alavancagem relevante
- Alta concorrência em leilões
- Gestão experiente
- Previsibilidade
- Alta rentabilidade
- Setor capital intensivo
- Alavancagem relevante
- Alta concorrência em leilões