ECOR3 EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A.
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Notícias de ECOR3
Tudo Sobre ECOR3
- Setor de AtuaçãoBens Industriais
- SetorBens Industriais
- Subsetor de atuaçãoTransporte
- SubsetorTransporte
- Segmento de atuaçãoExploração de Rodovias
- SegmentoExploração de Rodovias
- CNPJ04.149.454/0001-80
A EcoRodovias (EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A.) é uma empresa brasileira de infraestrutura, constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob o código ECOR3. Sua atividade principal está relacionada a gestão de rodovias.
Presente em diversos estados do país, a EcoRodovias é uma das principais empresas do setor de infraestrutura no Brasil. A companhia foi criada em 1997, após reestruturação da empresa Primav.
A EcoRodovias adota um modelo de negócio baseado na gestão, operação e concessões de rodovias, sendo responsável por mais de 2,5 mil km de malha rodoviária. O grupo ainda tem atividades ligadas a questões portuárias.
A história da EcoRodovias começou em 1997, após reformulação na Primav, grupo que, até então, alcançava 50 anos de atuação no setor de construção pesada.
Ainda em 1997, a empresa passou a controlar a Ecovia Caminho do Mar, concessionário do estado do Paraná com 137 quilômetros de rodovia - uma área estratégica por questões de exportação e importação, além de ser um eixo turístico.
No ano seguinte, a EcoRodovias conquistou mais duas concessões, a Ecovias dos Imigrantes, presente no estado de São Paulo, e a Ecosul, presente no litoral do Rio Grande do Sul.
Ainda naquele ano, a companhia começou sua parceria com a construtora italiana Impregilo International.
Visando melhorar a rodovia Imigrantes, um ponto estratégico para o grupo, a EcoRodovias investiu na melhoria da infraestrutura da estrada. Projeto que começou em 1999 e foi encerrado em 2002.
Também em 2002, a Impregilo comprou parte das ações da EcoRodovias.
Visando sua expansão, a companhia aumentou sua influência no Paraná, em 2007, após criar a Ecocataratas, empresa responsável por administrar as concessões das rodovias que ligam à Foz do Iguaçu.
Dois anos mais tarde, o grupo ganhou força em São Paulo após vencer concessões voltadas para o litoral do estado e de parte do Vale do Paraíba.
Em 2010, o grupo realizou seu IPO e começou a negociar suas ações no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Diversificando seu campo de atuação para o setor portuário, em 2012, a EcoRodovias adquiriu o Complexo Tecondi, negócio que foi renomeado para Ecorporto de Santos no ano seguinte.
Entre 2013 e 2015, o grupo começou a atuar nos estados do Espírito Santo, com a ECO101, e Rio de Janeiro, com a Ecoponte.
Em 2016, o grupo focou seus investimentos para concessão de novas rodovias, desinvestindo no setor de logística.
Em 2019, o grupo começou a atuar nos estados de Minas Gerais e Goiás através da Ecovias do Cerrado.
A EcoRodovias tem seu foco voltado para concessões, gestão e operação de rodovias. A empresa administra 11 concessões rodoviárias, que representam mais de 2,5 mil km de extensão, separados em 8 estados diferentes do país.
O grupo ainda é responsável por um terminal portuário, o Ecoporto de Santos.
As ações da EcoRodovias possuem as seguintes características:
- Segmento de Listagem: Novo Mercado
- Tag along: 100% ON
- Free Float: 26% ON
A EcoRodovias é uma das líderes em seu segmento e pode ser uma opção para a exposição ao setor infraestrutura.
No entanto, é preciso ser realizada uma análise criteriosa dos fundamentos e concluir se ela está sendo negociada a múltiplos interessantes.
Para uma análise fundamentalista e recomendações desta e de outras empresas, conheça os relatórios da Suno Research.
- Setor altamente regulado
- Risco de competição
- Relativa dependência de investimentos públicos
- Modelo de negócios defensivo
- Contratos de longo prazo
- Tendência secular positiva
- Setor altamente regulado
- Risco de competição
- Relativa dependência de investimentos públicos