Ibovespa abre semana no vermelho com menor fluxo estrangeiro

O Ibovespa abriu o pregão desta segunda-feira (5) em leve baixa, em um dia de menor liquidez em razão do feriado nos Estados Unidos. O maior índice acionário brasileiro tem correção após a forte alta na véspera e é movimentado pelo noticiário internacional e econômico, além de bastidores em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por volta das 10h40, o índice Ibovespa recuava 0,36%, para 127.157 pontos. O mercado procura acompanhar de perto as discussões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Na próxima quarta-feira (7), Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, citado em um suposto esquema de propinas na compra da Covaxin, vacina indiana, falará aos parlamentares da comissão.

Os investidores também acompanham os entraves entre os integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados. A Árabia Saudita e os Emirados Árabes Unidos tem travado interesses divergentes na flexibilização da produção da commodity.

Temas que vão movimentar o Ibovespa hoje

  • Desentendimento entre países da Opep;
  • Mercado vê inflação acima de 6% em 2021;
  • Operação da Vale em meio a alta do minério de ferro.

Impasse emperra negociações da Opep

As tensões entre Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos foram elevadas durante as reuniões da Opep no fim de semana. Os representantes dos países do cartel estão se reunindo diariamente desde a última quinta-feira (1), para definir a produção de petróleo dos próximos meses.

O grupo está avaliando a política de produção para o restante de 2021, até 2022. A resolução dos conflitos deve pavimentar as expectativas dos investidores e empresas do setor.

O governo saudita insiste em seu plano de aumento da produção nos próximos meses e estenta as elevações até o fim do ano que vem, por uma questão de estabilidade.

Os Emirados, por sua vez, rejeita a proposta e apoia apenas um aumento no curto prazo, exigindo melhores condições ao país no ano que vem. As projeções para a cotação do petróleo dispararam nas últimas semanas, mas têm ressalvas.

Focus prevê IPCA acima de 6% em 2021

De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021 será de 6,07%, contra uma previsão anterior de 5,97% na última semana.

A projeção dos economistas para a inflação já está acima do centro da meta de 2021, de 3,75%, sendo que a margem de tolerância é de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%).

A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, por sua vez, está em 5,18%. A previsão é maior do que a da semana passada, quando o crescimento previsto era de 5,05%. Trata-se da 11ª semana consecutiva de alta.

A projeção para a taxa básica de juros da economia (Selic) subiu para 6,5%. Há um mês, estava em 5,75%.

Minério de ferro avança e Vale opera em barragens

Nesta segunda, os contratos futuros do minério de ferro avançaram mais de 5% no mercado chinês. Usinas na área de Tangshan retomam a produção após o centário do Partido Comunista.

A produção de aço em algumas região foi restrita devido às comemorações, reduzindo de forma intensa a taxa de utilização de altos-fornos. Com a retomada das atividades, a matéria-prima volta a ser negociada em alta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No setor, a Vale, maior posição da carteira téorica do Ibovespa, informou que vai iniciar a remoção de rejeitos das barragens B3/B4, da Mina de Mar Azul, em Nova Lima, e Sul Superior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais.

As ações, aprovadas por um auditor técnico do Ministério Público, além de consultores externos, representam um avanço do Programa de Descaracterização da empresa, segundo a mineradora.

Destaques positivos do Ibovespa

As altas do Ibovespa, por volta das 10h40, eram:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as maiores baixas eram:

Bolsas internacionais

Além do Ibovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma alta de 1,56%, para 127.621 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião