Boletim Focus: o que é? Como funciona esse relatório do Bacen?

Vislumbrar o crescimento econômico do país, bem como o aumento ou queda da inflação é uma das principais finalidades do Boletim Focus.

Sendo ele uma importante ferramenta, tornou-se indispensável para analistas financeiros e investidores. Nesse sentido, o Boletim Focus divulgado pelo Bacen é aguardado toda semana.

O que é o Boletim Focus?

Boletim Focus é um relatório contendo diversos indicadores de projeções econômicas. Tais indicadores vão desde a projeção do IGPM até a balança comercial brasileira.

A divulgação do Relatório Focus é feita pelo Bacen toda semana, normalmente às segundas-feiras em seu site oficial. Já a sua produção é de responsabilidade do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais, o GERIN.

Focus Relatório de Mercado

Uma publicação semanal divulgada pelo Banco Central do Brasil que traz um resumo das estatísticas calculadas a partir das expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação

Focus Distribuições de Frequência

O Focus Distribuições de Frequência é um relatório mensal divulgado pelo Banco Central do Brasil, que apresenta as projeções e expectativas das instituições financeiras para indicadores econômicos importantes, como inflação, PIB, taxa de juros e câmbio, entre outros

Focus Top 5

O Focus Top 5 é um sistema de classificação das instituições participantes da Pesquisa Focus, elaborado pelo Banco Central do Brasil (BC). O objetivo do ranking é incentivar o aprimoramento da capacidade preditiva dos participantes da pesquisa e reconhecer seu esforço analítico.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

Como o Boletim Focus é feito?

Ele é elaborado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por diversas instituições, tais como bancos, consultorias, corretoras, universidades e distribuidoras. A partir dessas informações, o Banco Central realiza uma compilação das expectativas de mercado para indicadores como inflação, câmbio, crescimento do PIB e taxa de juros, entre outros.

O processo de elaboração do Boletim Focus envolve a participação de dezenas de organizações que se dedicam semanalmente à realização de análises referentes ao mercado financeiro. As projeções feitas por essas instituições são compiladas pelo Banco Central, que as organiza em uma tabela com médias e desvios-padrão, e as divulga no relatório final.

Esse relatório é fundamental para o monitoramento das expectativas do mercado, e ajuda a orientar decisões de investimento, gastos e economias das pessoas, empresas e governo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Como funciona o Boletim Focus?

O Boletim Focus, que contém diversos indicadores como a previsão do dólar, é fruto de uma força tarefa de dezenas de organizações que se dedicam semanalmente na realização de análises referentes ao mercado financeiro.

Por se tratar de diversas instituições de ramos variados, há também várias metodologias usadas para se chegar em um resultado. Com todos os palpites desenvolvidos, é alimentado o Sistema Expectativa de Mercado do Banco Central.

Sendo assim, a base que serve às projeções é composta pela mediana da expectativa de agentes econômicos que não fazem parte do órgão. Dentre os agentes estão instituições financeiras, empresas e universidades.

Esses agentes, contribuem dessa maneira, por meio do Sistema de Expectativas do Mercado. Como é um tema bastante amplo, e há um grande esforço de pesquisa empregado para encontrar a mediana, o relatório é bastante respeitado.

Todo mês é divulgado, portanto, o TOP 5 do boletim Focus, uma versão do relatório centrada nas cinco instituições que mais acertaram as projeções. Além disso, em janeiro também é divulgada uma versão dos que mais acertaram durante o ano.

EBOOK MANUAL INVESTIDOR

Quais são os indicadores que compõem o Boletim Focus?

Essa pesquisa contempla uma série de indicadores de projeção econômica, sendo assim, os indicadores do Boletim Focus são:

  • IGPM;
  • Taxa de Câmbio;
  • IPCA;
  • IPC-Fipe;
  • Taxa de crescimento do PIB;
  • Taxa SELIC.

IGP-M

O IGP-M é a sigla para Índice Geral de Preços de Mercado é um índice que verifica a inflação, sendo muito utilizado no reajuste de aluguel de imóveis. Assim, esse boletim

Taxa de Câmbio

A taxa de câmbio mede a variação do valor do real em relação ao dólar e a outras moedas mais fortes, como o euro.

IPCA

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o maior indicador de inflação do Brasil, sendo importantíssimo para entender a situação econômica do país. Por isso ele está incluso na Pesquisa Focus.

IPC-Fipe

O IPC-Fipe é o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esse indicador não é tão conhecido como os outros que compõem o Boletim. O IPC Fipe é uma pesquisa de variação de preços de uma cesta de produtos no município de São Paulo. 

Taxa de crescimento do PIB

Taxa de crescimento do PIB verifica de quanto será o crescimento do país no ano projetado.

Taxa Selic

Por fim, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia e serve justamente como a base para os juros de toda a economia do país. Assim, ela tem uma influência direta sobre a vida das pessoas e os investimentos, já que sua variação pode afetar o controle da inflação, que se relaciona diretamente com a atividade econômica.

EBOOK GRATUITO ECONOMIA INVESTIDORES

Qual é a importância do Boletim Focus?

O Relatório Focus é uma ferramenta importante para todo o sistema econômico do país, sendo utilizado como diretriz não apenas de economistas mas também de investidores e profissionais do mercado financeiro.

Afinal, é possível identificar os ciclos de mercado e comportamento da economia, um dos fatores cruciais para uma tomada de decisão.

Além disso, os analistas de investimentos podem analisar os dados em busca de oportunidades de forma a lucrar com os resultados das empresas que se beneficiam com determinado ciclo econômico.

Portanto, é possível ver que o boletim Focus é fundamental para avaliar os dados econômicos do país e tomar decisões baseando-se nessas informações.

Onde acessar o Boletim focus?

Para consultá-lo, é possível acessar o site oficial do Banco Central todas as sextas-feiras e escolher o relatório que deseja ler, seja o mais recente ou relatórios das semanas anteriores.

Além disso, também é possível solicitar o recebimento do relatório por e-mail ao preencher um formulário com seus dados pessoais, instituição e idioma de preferência no site do Banco Central. Vale lembrar que o relatório traz as projeções coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação e é importante para monitorar as expectativas do mercado e orientar decisões de investimento, gastos e economias de pessoas, empresas e governo.

EBOOK GRATUITO APOSENTADORIA

Quando sai o relatório Focus?

O Relatório Focus é divulgado toda segunda-feira, com base nas expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Conforme o Banco Central do Brasil, o relatório é publicado às 8h30.

Vale lembrar que o relatório traz o resumo das estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas nos 30 dias corridos até a data de referência do relatório. Então, fique atento para acessar o site do Banco Central do Brasil todas as segundas-feiras para conferir o novo Relatório Focus.

Foi possível saber mais sobre o boletim Focus? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *