IPCA e Vendas no Varejo: Veja os 5 principais eventos da semana

IPCA e Vendas no Varejo: Veja os 5 principais eventos da semana
Inflação. Foto: Pixabay

A divulgação do IGP-DI e do IPCA no Brasil estão entre os principais eventos da semana.

Confira abaixo os principais eventos que acontecerão entre esta segunda-feira (5) e sexta-feira (9).

PMI da Zona do Euro

Na segunda-feira (7) será divulgado o Índice de Gerentes de Compras de Serviços (PMI, na sigla em inglês) da Zona do Euro, que indicará a atividade na indústria da construção em junho.

De acordo com informações do Investing.com, quando o PMI fica abaixo de 50 é um sinal de que a a produção na indústria da construção está em declínio, enquanto uma valor acima da marca indica uma expansão.

Os dados preliminares foram divulgados no dia 23 de junho, e o PMI alcançou 58 pontos, um pouco acima da estimativa do mercado, de 57,8 pontos.

Gastos Domésticos do Japão

Na segunda-feira, o mercado também ficará atento aos gastos domésticos do Japão em maio.

Será divulgado o indicador de Despesa Total das Famílias, que mede o total de gastos das famílias já ajustados à inflação. Vale destacar que o total de gastos é um iniciador importante para o avanço da economia.

A última divulgação, que foi referente ao mês de abril, aconteceu no dia 3 de junho, e o indicador ficou em 13%. Já para a divulgação dessa segunda-feira, o mercado projeta 10,9%.

Vendas no Varejo no Brasil está entre os principais eventos da semana

Já no mercado interno, na quarta-feira (7), serão divulgadas as Vendas no Varejo no Brasil em maio.

Esse indicador aponta os gastos dos consumidores no período.

O mercado está esperando que o índice para maio fique em 16,4%, uma queda em relação ao resultado de 23,8% apurado em abril.

IGP-DI do Brasil em junho

Na quarta-feira (7) será divulgado o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) do Brasil. Ele foi criado em 1947 para medir o comportamento dos preços da economia brasileira, e por muitos anos foi usado como referência para inflação no Brasil.

Atualmente ele é usado como base para reajuste nos valores de contratos, mas também pode ser usado no estudo da valorização os desvalorização patrimonial ao longo do tempo.

O mercado espera que em junho o índice fique em 0,22%, contra 3,40% apurado em maio.

IPCA do Brasil está entre os principais eventos da semana

Já na quinta-feira (8), será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para junho, medidor oficial de inflação no Brasil.

Em maio, o IPCA veio acima das expectativas de 0,71%, e ficou em 0,83. Já para junho o mercado espera que o índice, que está entre os principais eventos da semana, fique em 0,60%.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO