Balanços da semana

Ibovespa inicia em leve alta, com mercado digerindo balanços e alta da Selic

O Ibovespa abriu em leve alta nesta quinta-feira (6), com os investidores repercutindo a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em novamente elevar a taxa básica de juros (Selic). No exterior, o pregão fica entre ganhos e perdas em meio à divulgação de dados econômicos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 10h44, o Ibovespa subia 0,15%, para 119.756 pontos. A semana continua agitada pelos balanços corporativos, com grandes empresas divulgando seus resultados. Ontem, foi a vez da Ambev (ABEV3) e Taesa (TAEE11).

As atenções do mercado também são voltadas a Brasília, com a continuidade da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que apura as responsabilidades do governo federal, estados e municípios na pandemia. Após os depoimentos de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, os dois primeiros ministros da Saúde do governo, a comissão receberá hoje Marcelo Queiroga, o atual titular do ministério.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O colegiado do Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,75 ponto percentual e deixou a porta aberta para mais uma elevação de mesma natureza. “Para a próxima reunião, o Comitê antevê a continuação do processo de normalização parcial do estímulo monetário com outro ajuste”, disseram os integrantes.

Na madrugada desta quinta, o governo da China suspendeu o acordo sobre o projeto Rotas da Seda com a Austrália. O entrave acontece em meio ao desentendimento entre os dois países, em função do apoio da Austrália para a investigação da origem da Covid-19, identificada inicialmente em território chinês.

O movimento traz impactos para o mercado de commodities, uma vez que a Austrália é um dos maiores fornecedores de minério de ferro ao gigante asiático, assim como o Brasil. O minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China, opera em alta de quase 4%, com a tonelada sendo negociada próximo de US$ 190.

Com isso, as ações da Vale (VALE3), maior posição da carteira teórica do Ibovespa, sobem 1,27%, sustentando a alta no início deste pregão.

“Os mercados nesta manhã estão sem direção definida, com uma agenda de dados econômicos ditando o ritmo”, disse o economista Roberto Padovani, do Banco BV. “Os mercados desencontrados procuram mais informações que justifiquem as altas das últimas semanas, então devemos ter um dia de alta volatilidade.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h50:

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,05%
  • Londres (FTSE 100): +0,18%
  • Frankfurt (DAX 30): -0,12%
  • Paris (CAC 40): +0,04%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,14%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,77% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,16% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,80% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma alta de 1,57%, a 119.564,44 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião