PCAR3 Grupo Pão de Açúcar
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Notícias de PCAR3
Tudo Sobre PCAR3
- Setor de AtuaçãoConsumo não Cíclico
- SetorConsumo não Cíclico
- Subsetor de atuaçãoComércio e Distribuição
- SubsetorComércio e Distribuição
- Segmento de atuaçãoAlimentos
- SegmentoAlimentos
- CNPJ47.508.411/0001-56
O Pão de Açúcar (P.Açúcar CBD) é um grupo de varejo brasileiro, constituído como sociedade anônima de capital aberto e negociado na B3 sob os códigos PCAR3 e PCAR3. Sua atividade principal está relacionada com sua rede de supermercados.
Presente em diversos estados do país, o Pão de Açúcar é um dos maiores grupos de varejo do Brasil. A companhia foi criada em 1948, na cidade de São Paulo.
O GPA adota um modelo de negócio baseado especialmente em sua rede de supermercados no qual se destacam as marcas Extra e Pão de Açúcar. Além disso, o grupo possui atuação nos setores de farmácia, delivery e combustível.
A história do Pão de Açúcar começou em 1948, quando Valentim dos Santos Diniz abriu a Doceria Pão de Açúcar, na cidade de São Paulo.
Quase uma década depois, foi inaugurado o primeiro supermercado Pão de Açúcar.
Ao longo dos anos 60, o grupo seguiu seu processo de expansão, e em 1969 alcançou a marca de 60 lojas espalhadas em 17 cidades.
Em 1971, foi inaugurado o primeiro hipermercado do grupo, o Hipermercado Jumbo, localizado no ABC Paulista. Outro conceito de loja lançado no período foi o Minibox.
Ainda nos anos 70, o grupo seguiu diversificando sua área de atuação ao comprar a Eletroradiobraz, em 1976, e criando sua fábrica de móveis, Bartira, em 1978.
No início dos anos 80, o Pão de Açúcar adquiriu as redes Superbom, Peg Pag e Mercantil.
Em 1989, foi lançado a marca Extra com lojas focadas no setor de hipermercados.
Em 1995, o Grupo Pão de Açúcar começou a negociar suas ações na bolsa de valores.
Após o IPO, a companhia investiu em sua infraestrutura, além da aquisição de novos negócios como a Mambo e o Barateiro.
Em 1999, o grupo Francês Casino adquiriu 25% do Pão de Açúcar, e no ano seguinte o grupo concentrou seus serviços onlines no site Amélia. Também naquele ano foi lançado o Pão de Açúcar Mais, primeiro programa de fidelidade do setor de varejo no país.
Em 2002, o Pão de Açúcar começou a atuar no setor de drogaria com a criação da Drogaria Extra.
Dois anos depois, em 2004, foi lançado o Posto Extra, marca para atuar na área de combustível.
Em 2005, o Grupo Casino se tornou co-controlador do Grupo Pão de Açúcar. Um ano mais tarde, foi lançado o Extra Perto, loja espelhada no modelo europeu.
Em 2007, o Pão de Açúcar associou-se à Assaí Atacadista, aumentando sua influência no setor de atacados.
No ano de 2009, o Grupo Pão de Açúcar se tornou o maior negócio de varejo do Brasil, e ainda naquele ano foi criado o GPA Mallls. No ano seguinte, o GPA se tornou sócio das Casas Bahia.
Em 2012, o Grupo Casino adquiriu o controle do Grupo Pão de Açúcar, fazendo o GPA se tornar a maior empresa de varejo da América Latina.
Ao longo dos anos seguintes, a empresa seguiu seu processo de expansão, ganhando força especialmente na área de inovação.
Em 2020, a empresa concluiu seu processo de migração de suas ações para o Novo Mercado.
As atividades principais do Grupo Pão de Açúcar estão ligadas ao seu setor de supermercados, sendo que o grupo é responsável pelas marcas Pão de Açúcar e Extra.
Além disso, a empresa tem atuação nos segmentos de inovação, combustível e farmácia, sendo que é o maior negócio de Varejo da América Latina.
As ações do Pão de Açúcar possuem as seguintes características.
- Segmento de Listagem: Novo Mercado
- Tag along: 100% ON
- Free Float: 80,3% ON
O GPA é um dos líderes em seu segmento e pode ser uma opção para a exposição ao setor de varejo.
No entanto, é preciso ser realizada uma análise criteriosa dos fundamentos e concluir se ela está sendo negociada a múltiplos interessantes.
Para uma análise fundamentalista e recomendações desta e de outras empresas, conheça os relatórios da Suno Research.
- Margens baixas
- Concorrência elevada
- Histórico de conflitos de governança
- Marca forte
- Setor essencial
- Expandindo segmento de atacarejo
- Margens baixas
- Concorrência elevada
- Histórico de conflitos de governança