Ibovespa perde fôlego e descola do exterior, mesmo com Vale (VALE3) subindo 3%

O Ibovespa perdeu a força do início do pregão e inverteu para queda na tarde desta quinta-feira (6). O maior índice acionário da Bolsa brasileira reage majoritariamente a resultados de grandes companhias que movimentam o mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Por volta das 13h55, o Ibovespa recuava 0,10%, para 119.449 pontos. O índice cai mesmo com a Vale (VALE3), maior posição da carteira teórica, com um forte avanço de mais de 3%. Os investidores observam uma forte alta da cotação do minério de ferro, negociado na China, em função de aspectos geopolíticos.

Nesta madrugada, o governo da China suspendeu o acordo do projeto Rotas da Seda com a Austrália. O entrave acontece em meio ao desentendimento entre os dois países, após o apoio da Austrália para uma investigação sobre a origem da pandemia, identificada inicialmente em território chinês.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por consequência, a Bradespar (BRAP4) também opera em alta de mais de 3%, reafirmando o bom momento das empresas ligadas à matéria-prima. As ações da mineradora já subiram quase 150% nos últimos 12 meses.

Dando continuidade à alta de ontem, a siderúrgica Gerdau (GGBR4) também é um dos destaques positivos do dia. O minério de ferro, além das questões políticas relacionadas, também se beneficia da recuperação econômica global, que demanda mais aço por conta de massivos investimentos em infraestrutura. O setor tem apresentado resultados recordes.

A maior alta do dia, contudo, é da Ambev (ABEV3). A gigante, que anda praticamente de lado há mais de dois anos e tem resultado negativo nos últimos cinco anos, bebe do otimismo dos investidores e analistas do mercado. Segundo o BTG Pactual, a companhia entregou um trabalho “quase perfeito”.

O setor bancário, representando mais de 18% do Ibovespa, continua entre ganhos e perdas em uma semana de alta volatilidade em função dos resultados. Os três maiores privados do Brasil apresentaram lucros sólidos após um ano da pandemia, com um montante somado de R$ 16,9 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O que sobe e o que cai no Ibovespa

Um destaque negativo do dia é a Taesa (TAEE11), que cai 3%. Ontem, a empresa divulgou um resultado um pouco abaixo da expectativa da Ativa Investimentos.

“Ainda que a empresa tenha entregue majorados custos e despesas operacionais e assim, um Ebitda regulatório abaixo de nossas expectativas, acreditamos que os resultados apresentados serão recebidos de forma neutra pelo mercado”, diz a corretora. Isso ocorre em razão do “vigoroso aumento no fluxo de caixa líquido gerado pelas atividades operacionais”.

Do lado negativo, as maiores quedas do dia são:

Última cotação

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma alta de 1,57%, a 119.564,44 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião