Balanços da semana

Ibovespa contraria bolsas mundiais e sobe repercutindo dados econômicos

O Ibovespa abriu em alta nesta quinta-feira (28), ignornado a tendência das bolsas mundiais e digerindo dados econômicos internos. O índice procura encerrar uma sequência de seis pregões consecutivos de baixa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 10h40, o Ibovespa avançava 0,96%, a 116.991 pontos. Os investidores locais observam as bolsas mundiais, que operam majoritariamente no vermelho com pessimismo pelos resultados corporativos do quarto trimestre do ano passado.

Após o fechamento do último pregão, a Apple apresentou seus números do quarto trimestre do ano passado. A maior empresa do planeta, embora tenha batido seu recorde de receita em um trimestre, desanimou os investidores. Movimento parecido é observado com a Tesla, do bilionário Elon Musk — ambas as ações caem no pre-market.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Lá fora, as atenções são voltadas a movimentos anormais com empresas de baixo volume financeiro, sobretudo por conta de fóruns no Reddit, como o r/WallStreetBets, que “estimula” investidores pessoas físicas contra headge funds.

O caso que está dando o que falar em Wall Street fez com que as ações da GameStop encerrassem o último pregão com uma alta de 134,84% — no pre-market já subiam mais de 40%. A Bolsa de Valores de Nova York avalia suspender a negociação dos ativos da companhia por 30 dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Por aqui, vale ressaltar o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de janeiro, que ficou em 2,58%, pressionada por commodities e combustíveis, sobretudo a gasolina. No acumulado de 12 meses, a inflação do aluguel subiu 25,71%.

Na última quarta, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que o governo federal ainda não solicitou formalmente o lote extra de 54 milhões de doses da CoronaVac previsto no contrato firmado junto ao Ministério da Saúde. O diretor salientou que, se pedido não for feito em breve, pode priorizar a produção da vacina para exportação.

Outro indicador que chama atenção é a taxa de desemprego de dezembro, que ficou em 14,1%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h50:

 

Mercados internacionais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,14%
  • Londres (FTSE 100): -0,83%
  • Frankfurt (DAX 30): -0,67%
  • Paris (CAC 40): +0,07%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,29%
  • Hong Kong (Hang Seng): -2,55% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -1,91% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -1,53% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta-feira (27) com uma baixa de 0,50%, a 115882,30 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião