GameStop: Entenda o caso que opôs pessoas físicas e Wall Street

O nome GameStop (NYSE: GME) ganhou destaque no mercado financeiro nos últimos dias. Desde o dia 7 de janeiro, sem um motivo aparente, as ações da companhia acumulam uma alta de mais de 700%. Isso porque um fórum de internet de pequenos investidores, majoritariamente pessoas físicas, vem tentando humilhar alguns gigantes de Wall Street.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

GameStop era vista como uma companhia prestes a fechar as portas

A GameStop era considerada, pela maioria dos investidores profissionais americanos, uma carta fora do baralho. Com a pandemia, a empresa de games com 37 anos de história se viu esmagada.

Mesmo com o avanço do setor de jogos, a companhia era considerada atrasada pois focava, majoritariamente, em lojas físicas em uma época em que o comércio digital se destacou. Para 2021, a GameStop havia prometido fechar 450 pontos presenciais de venda.

Em setembro de 2020, Ryan Cohen, investidor ativista e cofundador da Chewy (NYSE: CHWY), loja online de produtos voltados a pets, adquiriu 13% das ações e começou a fazer um lobby para a total reestruturação da empresa.

Segundo ele, a ideia era trazer o negócio para o mundo digital, criando uma “Amazon dos games”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As promessas de mudança, entretanto, não convenceram os investidores profissionais americanos. As ações da GameStop são as que possuem a maior quantidade de posições vendidas nos Estados Unidos, com 138% de seus papéis negociados a descoberto de acordo com S3 Partners.

Pequenos investidores pregando peça nos gigantes de Wall Street

Foi então que entrou em cena o r/WallStreetBets, uma comunidade da rede social Reddit onde pequenos investidores conversam sobre ações e trocam memes sobre o mercado financeiro.

O fórum se descreve como “uma comunidade para se divertir e fazer os outros se divertirem. Um lugar para vir e votar nos melhores memes quando sua carteira de investimentos estiver em baixa”.

O boom nas ações da GameStop vieram após a companhia ter anunciado que adicionaria três membros em seu conselho de administração, incluindo Ryan Cohen.

Apesar da Chewy, na qual Cohen teve forte papel na administração, ser um caso de empresa bem sucedida no mercado de capitais, valorizando quase 200% desde sua estreia na bolsa (IPO) em 2019, não foi a crença de que a GameSpot decolaria que levou a sequência de altas.

Segundo o Yahoo Finance, os membros do WallStreetBets estariam apenas esperando uma notícia para iniciar o movimento intenso de compra de ações da empresa.

Enquanto os participantes do fórum online iniciaram esse processo, investidores de Wall Street aumentaram ainda mais suas posições vendidas, desconhecendo a movimentação que embasou a alta.

Foi aí que começou a brincadeira ou trolagem. O fórum já havia decidido que manteria a alta das ações, comprando cada vez mais papéis, mesmo sem um fundamento técnico para isso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Com a alta inexplicável, alguns fundos que possuíam posições vendidas tiveram também de comprar papéis para diminuir suas perdas, o que levou as ações da GameStop a se valorizarem ainda mais. Melvin Capital, de Gabe Plotkin, e Citro Research, de Andrew Left, penaram na batalha contra os usuários do fórum.

Os fundos de Wall Street pretendiam ganhar dinheiro com a desvalorização dos papéis: os investidores alugam ações de alguém que as possui, pagando um pequeno valor pela locação, e, nesse processo, as vendem para terceiros.

Na hora de devolver o papel ao locador, o esperado é que o preço esteja desvalorizado e que se consiga um lucro vindo da diferença entre o que foi pago na data do aluguel e aquilo que a ação vale na data da devolução.

No caso da GameStop, os investidores venderam as ações a um preço determinado, e a queda não veio. O que veio, no lugar, foi uma forte alta, causando algo conhecido como short squeeze.

Quem vendeu os papéis teve de comprar novas ações, agora com preços elevados, para devolver aos locadores. Com isso, um fundo teve, inclusive, de ser resgatado de quebrar com uma quantia de cerca de US$ 2,75 bilhões.

A movimentação é vista como uma espécie de pegadinha nos gigantes de Wall Street. Ontem, Elon Musk, dono da Tesla e homem mais rico do mundo, postou no Twitter uma espécie de apoio aos usuários do WallStreatBets.


Com um histórico de movimentar as ações sobre as quais comenta nas suas redes, Musk deve dar ainda mais força as ações da GameStop. No pré-mercado americano, a companhia aponta para mais um dia de alta.

Michael Burry, investidor consagrado por ter previsto a crise do subprime, que resultou em um colapso da economia americana, lucrou cerca de 1500% com a alta da GameStop, mas afirmou que a brincadeira é algo “não-natural, insano e perigoso”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião