Ibovespa abre em alta, de olho na posse de Biden e no cenário interno

O Ibovespa abriu em alta nesta quarta-feira (20), com os investidores atentos à posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos. Também chama atenção a situação fiscal do Brasil, ao passo que as conversas sobre o auxílio emergencial voltam a ser pauta entre os congressistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 10h40, o Ibovespa avançava 0,44%, a 121.168 pontos. Às 14h (horário de Brasília) desta quarta, Biden se tornará o 46º presidente norte-americano. O evento terá uma cerimônia diferente do habitual, sem a tradicional multidão de apoiadores do futuro mandatário.

O presidente Donald Trump também não comparecerá. Mike Pence, atual vice-presidente que leu a vitória de Biden no Congresso, também não estará presente.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na última terça (19), os investidores reagiram de forma positiva às declarações de Janet Yellen, escolhida por Biden para ser a secretária do Tesouro. A ex-presidente do Federal Reserve (Fed) defendeu o pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão (cerca de R$ 10,15 trilhões) anunciado na semana passada pelo futuro líder da Casa Branca e instigou os congressistas a agirem com “grandeza” para enfrentar a crise.

A economista afirmou que a ajuda aos desempregados e pequenas empresas seria o “investimento de maior retorno”. Embora haja uma onda de otimismo, Yellen ainda encontrará resistência republicana. A Nasdaq opera em alta de 1% nesta manhã.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

No front interno, enquanto os números da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) voltam a crescer no Brasil, volta a ser discutido o coronavoucher, auxílio emergencial criado em abril do ano passado. O auxílio foi pago até dezembro de 20202, com valores residuais neste mês, mas pode ser ampliado, segundo alguns parlamentares.

O Ministério da Economia, por sua vez, entende que a economia tem sido movimentada sem a impulsão do auxílio, e que o aumento no número de casos pode estar relacionado às festas de fim de ano. Dessa forma, portanto, o tema deve ser analisado com mais cuidado.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a pasta liderada por Paulo Guedes estuda renovar o Programa de Preservação de Renda e do Emprego, que autoriza a suspensão de contrato e redução de jornada e salário do funcionário em combate a alta do desemprego.

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:

 

Mercados internacionais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,50%
  • Londres (FTSE 100): +0,03%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,74%
  • Paris (CAC 40): +0,44%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,56%
  • Hong Kong (Hang Seng): +1,80% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +0,47% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,38% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma baixa de 0,50%, a 120.636,39 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

%

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião