Ibovespa dispara, retoma 120 mil pontos e dólar cai 2%; Gol (GOLL4) sobe 8%

Afastando o viés negativo da véspera, o Ibovespa opera em forte alta no pregão desta terça-feira (24), passando à frente do exterior, onde os mercados negociam entre ganhos e perdas. As boas notícias, contudo, vêm de fora, ao passo que a tensão entre os Poderes ainda ronda Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por volta das 13h, o Ibovespa subia 2,21%, aos 120.031 pontos. O dólar, por sua vez, continua a tendência negativa que chegou a mostrar no último pregão, e tomba 2%, para a casa de R$ 5,27 na venda.

Também chama atenção do mercado a possibilidade da criação de um “passaporte de vacina” em São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes chegou a dizer que os paulistanos precisariam de um comprovante de vacinação para acessar a eventos, mas fez ponderações.

O que mais movimenta o Ibovespa hoje

  • Pfizer recebe registro definitivo para vacina;
  • Minério de ferro se recupera;
  • Cosan diverfisica operações.

FDA aprova registro definitivo para vacina da Pfizer

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, aprovou o registro definitivo de vacina da Pfizer para pessoas acima de 16 anos. Essa foi a primeira autorização concecida a um imunizante contra a Covid-19 no País.

No Brasil, a vacina da farmacêutica já tinha esse registro desde fevereiro deste ano.

Nesta terça-feira, a Pfizer entregará 1 milhão de doses ao Brasil, totalizando 47,9 milhões de vacinas das 200 milhões contratadas pelo governo brasileiro para entrega até o fim do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Com o registro, a FDA procura intensificar a vacinação nos Estados Unidos. A média de doses aplicadas por dia recuou de 3,3 milhões há quatro meses para 900 mil atualmente. Com isso, o país tem vacinado diariamente menos que China, Índia, Brasil, Japão e Indonésia.

A notícia movimenta ações de empresas ligadas ao setor aéreo, um dos mais impactados negativamente na pandemia. A CVC (CVCB3) avança mais de 3%, ao passo que a Gol lidera as altas do Ibovespa.

Siderúrgicas e mineradoras avançam com minério em alta

O dia do Ibovespa também é marcado pela recuperação do minério de ferro. Os contratos futuros da commodity, negociados para janeiro de 2022, saltaram 6% na Bolsa de Dalian, na China, para 817,50 iuanes por tonelada.

O movimento positivo é uma resposta ao pessimismo dos últimos dias, que pesaram sobre as cotações da matéria-prima. A cautela dizia respeito, principalmente, a um novo surto de contaminações pela Covid-19 na China, além de esforços do governo local para conter a alta dos preços.

Essas preocupações derrubaram o minério na última semana, com a commodity sendo negociada no menor patamar de sete meses na sexta-feira.

Com isso, as ações de Vale (VALE3), CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) sobem mais de 3%. Como um todo, as commodities representam uma fatia de mais de 30% do índice Bovespa.

Cosan entra em minério

A Cosan (CSAN3) anunciou que pretende atuar nos segmentos de mineração e logística, que receberão o primeiro investimento por meio de uma nova estrutura corporativa.

Em fato relevante arquivado na CVM, a empresa explicou que fará esses investimentos para explorar minério de ferro com uma nova estrutura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Em função disso, a Atlântico, controlada da Cosan, firmou hoje uma proposta vinculante com São Luís Port e os demais acionistas minoritários para aquisição de 100% do TUP Porto São Luís por R$ 720 milhões.

” Vemos o movimento de diversificação da Cosan como positivo, em função do seu histórico positivo de alocação de capital e retorno aos acionistas”, comentou a Guide Investimentos.

“O grupo possui uma expertise no segmento logístico, sendo essencial para o escoamento da commodity, e conta com um parceiro que já possui uma atuação consolidada no segmento de mineração.”

Maiores altas do Ibovespa

Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 13h:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma queda de 0,49%, aos 117.471,67 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião