Ibovespa abre em alta de 1,7%, de olho na disputa pelo Congresso

O Ibovespa abriu a semana em forte alta, seguindo o otimismo das bolsas mundiais e de olho na disputa pelo Congresso local. Serão definidos os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, o que chama atenção em meio às questões sobre aprovação de reformas e renovação do auxílio emergencial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por volta das 10h20, o Ibovespa subia 1,74%, a 117.103 pontos. É esperado que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não consiga eleger seu apoiado, Baleia Rossi, para o cadeira. Arthur Lira, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, tem maiores chances de conseguir o posto.

No lado do Senado, Rodrigo Pacheco é o favorito. Ele recebeu uma declaração pública de “simpatia” do presidente e teve integrantes do governo trabalhando em favor de sua candidatura, mas também recebeu suporte da oposição.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ainda no âmbito interno, toda segunda-feira é dia de divulgação do Boletim Focus. Hoje, a autoridade monetária do País divulgou mais um aumento na estimativa pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. Segundo os especialistas, o aumento dos preços será de 3,53% em 2021.

Com isso, os profissionais do mercado financeiro esperam que a taxa básica de juros da economia (Selic) encerre o ano em 3,50%. Instituições bancárias, após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), passaram a acreditar que o ciclo de alta da Selic começará na próxima reunião, em março.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O Ibovespa também segue o otimismo das bolsas mundiais. Nesta semana, 111 empresas do S&P 500 divugarão seus números do quarto trimestre de 2020. Neste pregão também vale destacar a disparada do preço da prata, novo ativo escolhido pelo WallStreetBets. 

As atenções dos investidores também são voltadas às divulgações de dados econômicos internacioanis. A expansão da atividade industrial da China teve o janeiro em ritmo mais fraco dos últimos sete meses. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), caiu a 51,5 no mês passado, após 53 em dezembro, resultado da queda nas encomendas.

Outros destaques do dia também ficam por conta do balanço do Itaú (ITUB4) do quarto trimestre de 2020 após o fechamento do mercado, e a estreia da Espaçolaser na B3. A companhia vem a mercado valendo R$ 4,35 bilhões.

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e as maiores baixas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h35:

 

Mercados internacionais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,87%
  • Londres (FTSE 100): +0,99%
  • Frankfurt (DAX 30): -1,41%
  • Paris (CAC 40): +1,36%
  • Milão (FTSE/MIB): +1,19%
  • Hong Kong (Hang Seng): +2,15% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +0,64% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,55% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira (29) com uma forte queda de 3,21%, a 115,067,55 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião