Espaçolaser (ESPA3) estreia na B3 em alta de 2,40%, a R$ 18,33

A Espaçolaser (ESPA3) estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta segunda-feira (1) em forte alta. A companhia brasileira de depilação a laser realizou uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que levantou R$ 2,6 bilhões, fazendo com que seu market cap atingisse R$ 4,35 bilhões.

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Por volta das 10h25, após um período de leilão, os papéis da empresa subiam 2,40%, a R$ 18,33. A Espaçolaser havia fixado o preço por ação a R$ 17,90, no centro da faixa indicativa. A empresa será listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3.

Segundo o prospecto da oferta, a companhia utilizará os recursos do IPO para adquirir participações em controladas, comprar unidades de franqueados e para ampliação dos seus negócios.

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A operação contou com uma oferta base de ações primárias (67.039.106), quando os recursos são direcionados para o caixa da empresa, e ações secundárias (55.517.754), parte do capital movimentado que irá para o bolso dos atuais investidores.

O lote adicional do IPO era de até 19.447.168 papéis, enquanto o lote adicional poderia atingir 18.383.529 ações, também de titularidade de acionistas vendedores. Do total extra de 37,83 milhões de ações, a companhia vendeu 66,13%, ou seja, cerca de 25,02 milhões.

A oferta foi coordenada por Itaú BBA, Santander (SANB11) e Goldman Sachs.

Espaçolaser, a “maior de depilação a laser do Brasil”

Em seu prospecto enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Espaçolaser se diz a maior empresa de depilação a laser do Brasil em termos de receita total, número de lojas e clientes atendidos, citando dados de pesquisa de mercado com fonte nos websites das companhias e Way-back Machine.

Criada há 16 anos, a empresa atingiu um faturamento de R$ 36 bilhões em 2020, com uma rede de 554 unidades interligadas, localizadas em todos os estados do Brasil, número que corresponde a um crescimento de 18,5 vezes o número de lojas da companhia nos últimos seis anos. São 3,6 milhões de clientes.

Em 2019, a rede de clínicas reportou um lucro líquido de R$ 65,380 milhões, ante um resultado de R$ 38,57 milhões no ano anterior. Na mesma base comparativa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) saiu de R$ 104,68 milhões para R$ 217,77 milhões, um avanço de 108%.

Segundo a Espaçolaser, o mercado em que atua movimenta R$ 36 bilhões por ano, considerando os números de 2019, mas o espaço de crescimento ainda é grande. Isso porque o mercado de depilação a laser ainda é pouco difundido, atingindo apenas 4,9% da população brasileira. Estados Unidos e Espanha, por exemplo, atingem 20% e 50%, respectivamente.

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Jader Lazarini

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