Eletrobras (ELET3): Congresso não vê prioridade na privatização, diz Ferreira Júnior

O presidente da Eletrobras (ELET3),Wilson Ferreira Júnior, afirmou na segunda-feira (25) que não vê prioridade do Congresso para privatização da estatal, desse modo, sua “contribuição fica perdida”. Ferreira Júnior pediu demissão do cargo no domingo (23) e foi anunciado como futuro presidente da BR Distribuidora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Por parte do governo federal, continua sendo uma prioridade. Minha avaliação sobre andamento da privatização [da Eletrobras] se deve a declarações que foram feitas”, disse o executivo.

Em conferência com os analistas para anunciar sua renúncia ao cargo, Ferreira Jr, destacou que a decisão de deixar o cargo foi pessoal. No entanto, a declaração que fez foi em referência a Rodrigo Pacheco, candidato à presidência do Senado. Apoiado pelo governo de Jair Bolsonaro, o parlamentar disse ao jornal “O Estado de S.Paulo” que a privatização da Eletrobras não seria o foco da sua gestão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Não estou aqui para questionar. Posso dizer que é uma prioridade do Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia, necessário para fazer frente aos desafios fiscais que o país tem. É uma condição necessária, mas, aparentemente, não suficiente”, disse Ferreira Júnior.

“Então, foi uma decisão pessoal, vendo que a reestruturação da empresa estava cumprida e ela tem hoje capacidade de investimentos modestos, mas suficientes”, completou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O executivo destacou que a desestatização é o principal passo para a retomada de capacidade de investimentos da empresa. Além disso, relembrou aos analistas que em sua chegada em 2016, reduziu em 50% o pessoal empregado e 40% os custos fixos, o que levou a um endividamento menor.

“Conduzimos o maior programa de reestruturação de uma estatal. Reduzimos quadro de funcionário, melhoramos governança, companhia foi profissionalizada. Somente nos últimos três anos tivemos mais de R$ 30 bilhões de lucro. Reduzimos a alavancagem da companhia, concluímos obras, mas ainda há alguns desafios importantes, no sentido de retomar os investimentos”, afirmou Ferreira Júnior.

‘Se Eletrobras for capitalizada venderia energia em condições melhores’

O executivo apontou que uma prova do crescimento da companhia nos últimos anos foi o aumento dos preços das ações da empresa. “Eu comprei ações da Eletrobras. É uma prova de confiança”.

Contudo, a discussão sobre privatizações ainda sofre resistência da opinião pública. Diante disso, com a proximidade da eleição de 2022, os processos de desestatização são inviabilizadas.

“No quarto ano de mandato, começam as discussões para a eleição [presidencial]. Se não for uma prioridade agora, de viabilizar neste ano, passaria para o ano que vem e encontraríamos dificuldades”, disse Ferreira Jr.

Na análise do executivo a Eletrobras ainda tem um “futuro brilhante” pela frente, mesmo sem ser capitalizada. Porém, ela pode ser “ainda mais competitiva, crescer mais, ocupar mais espaço, se for capitalizada. A companhia venderia energia em condições melhores do que hoje”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião