Itamaraty: o Brasil é o sexto país a deixar a Unasul

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota na última segunda-feira (15), oficializando a saída do Brasil da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

De acordo com o documento, alguns países já haviam decidido suspender a participação no grupo em abril do ano passado. Em março, o presidente Jair Bolsonaro viajou ao Chile para assinar juntamente com outros líderes um novo fórum. Os países anunciaram a intenção em constituir o Foro para o Progresso América do Sul (Prosul). Desse modo, o objetivo é substituir a Unasul.

Os seis países são:

  • Brasil;
  • Argentina;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Paraguai;
  • e Peru.

Além desses, a criação do novo grupo foi apoiado pelo Equador e Guiana. Os países do Prosul tem como objetivo isolar o país governado por Nicólas Maduro, a Venezuela.

A Unasul foi criada em 23 de maio de 2008, com a finalidade de propiciar a integração entre os países da América do Sul.

Saiba Mais: Bolsonaro vai ao Chile para discutir criação do Prosul com outros líderes

Entretanto, esse organismo internacional se deu por 12 países, em um período que a maioria dos líderes eram de centro e centro esquerda. Entre os presidentes estavam Luiz Inácio da Silva, Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e Michelle Bachelet (Chile).

Atualmente, esses países são liderados por políticos de direita. Entre os quais Jair Bolsonaro, Sebastían Piñera (Chile), Mauricio Macri (Argentina) e Iván Duque (Colômbia).

Em nota , o Itamaraty afirmou que “o governo brasileiro denunciou, no dia de hoje, o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas, formalizando sua saída da organização. A decisão foi comunicada oficialmente ao governo do Equador, país depositário do acordo, e surtirá efeitos transcorridos seis meses a contar da data de hoje.”

Com a saída da Unasul, o Brasil se junta a Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, países que deixaram o bloco.

Prosul

No dia 22 de março deste ano, representantes de oitos países sul-americanos, assinaram a Declaração Santiago, um documento com uma proposta para a criação do Prosul. Esse fórum possui o objetivo de desenvolvimento e integração regional.

obi_random_banners]

Esse organismo internacional foi idealizado pelo presidente chileno Sebastián Piñera. Por conta dos Estados serem chefiados quase que majoritariamente por líderes de perfil conservados, o Prosul aumentaria o isolamento ao governo venezuelano.

Saiba Mais: Brasil e Chile buscam apoio parlamentar para acordo de livre comércio

Estavam presentes na reunião os seguintes líderes:

  • Jair Bolsonaro (Presidente do Brasil);
  • Sebastián Piñera (Presidente do Chile);
  • Maurício Macri (Presidente da Argentina);
  • Mario Abdo Benítez (Presidente do Paraguai);
  • Martín Vizcarra (Presidente do Peru);
  • Iván Duque Márquez (Presidente da Colômbia);
  • Lenín Moreno (Presidente do Equador).

Unasul

Atualmente, fazem parte da Unasul os seguintes países: Uruguai, Bolívia, Equador, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. O Panamá e México participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade.

Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião