Imposto de Renda 2024: Declarações entregues até 5 de maio recebem restituição antecipada

A restituição da Receita Federal do Imposto de Renda 2024 será paga com prioridade para aqueles que declararem até o dia 5 de maio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A partir do dia 24 de maio, a consulta para saber quais contribuintes serão contemplados com o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda estará disponível.

Assim, aqueles que desejam receber o retorno o mais cedo possível, devem adiantar a declaração do IR, para finalizar o encaminhamento dos dados até o próximo domingo (5 de maio).

Em resposta ao jornal Folha de São Paulo, a Receita Federal confirmou a informação, dizendo: “Declarações que chegarem após 5 de maio, mesmo que os contribuintes sejam prioritários, certamente não estarão no primeiro lote.”

No Imposto de Renda 2023, o primeiro grupo que recebeu a restituição foi referente aos contribuintes cuja declaração foi entregue até 10 de maio e apenas para aqueles com prioridade no recebimento.

Apenas a partir do terceiro lote que aqueles sem qualquer nível prioritário passaram a receber a restituição, de acordo com a data de envio do IR e se não houve declaração retificadora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Quais são os grupos de prioridade do Imposto de Renda 2024?

Seguindo a tendência observada no ano anterior, espera-se que os dois primeiros lotes de restituição deste ano também sejam limitados a indivíduos com prioridade, considerando os critérios da RF.

Em ordem, a prioridade será de:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais, e pessoa com alguma comorbidade ou doença grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou quem optar por receber a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

Entre os grupos, a decisão entre a ordem de pagamento segue a data de entrega da declaração do IR.

A consulta para o primeiro lote do Imposto de Renda 2024 deverá ser liberado através das plataformas oficias da Receita Federal a partir do dia 24 de maio, uma semana antes do pagamento da restituição.

Já no dia 31 de maio, além do início dos pagamentos, é também o último dia para envio da declaração. Além dele, haverá mais quatro lotes de restituição do Imposto de Renda 2024, nos meses de junho, julho, agosto e setembro, sempre no último dia útil do mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião