Nubank (ROXO34) ocupa segunda colocação em ranking de satisfação do cliente, mostra BC

O Nubank (ROXO34) foi ultrapassado pelo PicPay entre os bancos digitais em termos de satisfação do cliente, segundo pesquisa do Banco Central (BC), que divulgou o índice de reclamações contra instituições financeiras relativo ao primeiro trimestre de 2024. Neste sentido, o Safra avaliou 11 empresas por relevância e tamanho da base de usuários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O índice do Banco Central é calculado como o número de reclamações dividido por milhão de clientes.

Em resumo, o PicPay subiu duas posições e agora detém a liderança como o banco melhor classificado em termos de satisfação, com uma pontuação de 5,6 ppm (queda de 4,7 ppm no trimestre) no 1T24.

Enquanto isso, o Nubank (ROXO34) caiu uma posição, ficando em segundo lugar no ranking. Por outro lado, o Inter (INBR32) agora ocupa a posição mais baixa no ranking, lugar anteriormente ocupado pelo BTG Pactual (BPAC11)/Banco Pan (BPAN4).

Entre os bancos tradicionais, o Banco do Brasil (BBAS3) ainda mantém a liderança, com uma pontuação de 4,5 ppm, seguido pelo Itaú (ITUB4) com 9,7 ppm, Caixa Econômica Federal (CEF), com 10,3 ppm e Santander (SANB11), com 10,9 ppm.

“O Banco do Brasil continua liderando entre os bancos tradicionais em satisfação, confirmando o discurso da alta administração do BB sobre seu compromisso em melhorar a experiência do cliente e expandir seus serviços para atender de forma eficaz à evolução das necessidades dos clientes”, escreveram os analistas do Safra.

Total de clientes

Na lista dos bancos tradicionais, o Santander apresentou o maior aumento sequencial na base de clientes (1,2% no trimestre), enquanto a CEF permanece na liderança com 151,9 milhões de clientes (+0,6% no trimestre).

O Bradesco (BBDC4) (106,5 milhões) e o BB (75,8 milhões) também aumentaram sua base de clientes, enquanto o Itaú foi o destaque negativo do trimestre, registrando um leve declínio em sua base de usuários (-0,1% para 100,6 milhões).

Já entre os bancos digitais, o Inter apresentou o maior aumento sequencial, atingindo 30,8 milhões de clientes totais no 1T24 (+5,6% em relação ao trimestre anterior), enquanto o Nubank continua sendo o principal banco digital com 89,8 milhões de clientes, adicionando 3,7 milhões no período de janeiro a março deste ano. O Safra também destacou o Banco Original, que adicionou 2 milhões de clientes, atingindo uma base total de 55 milhões, e o C6, que acrescentou 1 milhão no trimestre, totalizando 29,4 milhões de clientes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião